Novos polos das Rotas de Integração Nacional foram instalados em 2019

Você está em: Home - Notícias - Novos polos das Rotas de Integração Nacional foram instalados em 2019


O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) implementou 16 novos polos do Programa Rotas de Integração Nacional em 2019.O número representa mais de um terço de todas as unidades criadas desde o início da iniciativa, em 2014. As ações do último ano contemplaram o Distrito Federal e municípios em 11 estados – Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

No ano passado, foram iniciados os trabalhos do Polo Sertão Central e Vale Jaguaribe, da Rota do Leite, que congrega 17 municípios do Ceará. Outras duas unidades da Rota do Mel foram criadas: o Polo do Mel do Semiárido Piauiense, que reúne 10 cidades do Piauí, e a Rota do Mel Sertões de Crateús e Inhamuns, envolvendo 20 localidades no estado. Por sua vez, a Rota do Açaí ganhou um novo polo no Pará, o Marajó Floresta, que tem 12 municipalidades reunidas.

Duas novas unidades da Rota do Cordeiro foram inauguradas em 2019. No Ceará foi ativado o Polo Sertão do Inhamuns, reunindo seis cidades, enquanto o Polo dos Vales do Itaim e Canindé abrange 20 municípios do Piauí.

A Rota da Fruticultura também ganhou duas novas iniciativas. O Polo da Fruticultura Alagoana alcança todos os municípios do estado. Já o Polo da Fruticultura do Cariri e Centro-Sul Cearense reúne produtores de 27 municípios do Ceará e outro de Pernambuco.

Já na Rota da Biodiversidade foram implementadas três novas frentes de atuação. O Polo Biriba Mata Atlântica conta com produtores de dez municípios, sendo sete da Bahia e outros três do Espírito Santo. Já o Polo Aroeirinha abrange 19 cidades baianas, enquanto o Bioamazonas reúne profissionais de 13 localidades no Amazonas.

A Rota da Economia Circular, inaugurada no último ano, conta atualmente com dois núcleos. O Paraíba Circular reúne 74 municípios da unidade federativa, enquanto o EcoCircular RIDE DF conta com a participação de 29 cidades de Goiás, quatro de Minas Gerais e o Distrito Federal.

Também iniciada em 2019, a Rota da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) já conta com três polos. Dois deles, o Paraíba Digital e o Cerrado Circular, congregam as mesmas localidades da Rota da Economia Circular na Paraíba e no DF. Além deles, há outro instalado em Pernambuco, o Mangue Digital, que reúne iniciativas em 15 cidades do estado.


14 de janeiro de 2020


APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006