Aprece consolida parceria com Agace

Você está em: Home - Notícias - Aprece consolida parceria com Agace


O presidente da Aprece, Nilson Diniz, recebeu, na manhã desta segunda-feira (11), a visita de representantes da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace). O objetivo do encontro foi fortalecer a cooperação mútua entre as entidades, tendo como foco principal trabalhar alternativas capazes de fomentar o fortalecimento das gestões municipais na área ambiental.

Na oportunidade, os visitantes agradeceram a acolhida e o apoio que a Aprece sempre ofereceu à Agace, desde sua criação em 2016, e manifestaram interesse em estreitar as relações institucionais por meio de parcerias capazes de fomentar benefícios para as administrações municipais. Uma das questões discutidas foi a possibilidade de incrementar a arrecadação municipal. De acordo com o que foi exposto pelos representantes da Agace, o Ceará tem atualmente um passivo ambiental que pode ser revertido em ativo econômico, sendo necessária apenas a capacitação dos secretários e do corpo técnico dos municípios com atuação na área.

Pautas como a descentralização do licenciamento municipal, o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA), as compensações ambientais e a necessidade de organização dos municípios de pequeno e médio porte em Consórcios foram algumas das muitas tratadas durante a reunião. Para o presidente da Aprece, esse foi um momento importante para “selar um pacto de parceria e cooperação em favor dos municípios”. De acordo com Nilson Diniz, a Aprece está totalmente disponível para atuar em conjunto com a Agace em todas as ações e projetos que possam ser concretizados em prol do desenvolvimento municipal, buscando sempre o apoio do Governo do Estado e de todas as entidades que possam somar forças nessa empreitada.  

Participaram do encontro: o presidente e o vice-presidente da Agace, respectivamente Eraldo Oliveira e Elano Damasceno; o diretor de licenciamento fiscal da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA) de Sobral, Thiago Silva Bezerra; o gerente florestal da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) de São Gonçalo do Amarante, Stefano Ilha Dissiuta; o analista de Meio Ambiente da Aprece, Nicolas Fabre; o diretor técnico, o diretor administrativo e o assessor jurídico da Agace, respectivamente  Eduardo Torres, Danielmo Vaccari e Daniel Pagliuca.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

 


11 de fevereiro de 2019


APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006