Campanha Nacional de Vacinação tem início na próxima semana

Você está em: Home - Notícias - Campanha Nacional de Vacinação tem início na próxima semana


De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), em Fortaleza e em todo o País, a campanha de imunização tem início no próximo dia 23 e segue até 1º de junho, sendo dia 12 de maio o dia 'D' de mobilização. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde, segundo a Sesa, é de que pelo menos 90% dos grupos de risco recebam a dose – o que corresponde, no Ceará, a um total de 2.057.973 de pessoas vacinadas.

Para tanto, serão distribuídas 2.286.637 doses aos 184 municípios cearenses, para atender o público-alvo, composto por crianças de seis meses a cinco anos de idade, idosos, profissionais da saúde, grávidas, puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias), internos e funcionários dos sistemas prisional e socioeducativo, indígenas e pessoas com doenças crônicas.

Até 07 de abril último, foram registrados 286 casos de influenza em todo o país, com 41 óbitos. Do total, 71 casos e 12 óbitos foram por A/H3N2. Em relação ao vírus A/H1N1pdm09, foram registrados 116 casos e 16 óbitos. Ainda foram registrados 52 casos e 6 óbitos por influenza B e os outros 46 casos e 7 óbitos por influenza A não subtipado. Em 2017, o vírus influenza A/H3N2 foi predominante no Brasil durante a sazonalidade e foram registrados 2.691 casos e 498 óbitos por influenza; até a SE 14 de 2017 haviam registrados 344 casos de influenza no país, com 59 óbitos.

Tipos de Influenza

O vírus influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Uma pessoa pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada. Porém, em alguns casos, pode evoluir para uma forma grave. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública, não estando relacionada com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Não existe vírus H2N3 no Brasil

Áudio que circula nas redes sociais e aplicativos de smartphones propaga informações inverídicas. O Brasil possui uma rede de unidades sentinelas para vigilância da influenza em todos os estados. O Ministério da Saúde informa que não existe uma cepa “H2N3” de vírus da influenza no Brasil. Essa é uma informação inverídica que está circulando nas mídias sociais. Os vírus de influenza que atualmente circulam no Brasil são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. A vacina contra gripe, cuja campanha inicia no segunda quinzena de abril, protege contra estes tipos de três vírus.


17 de abril de 2018


APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006