Cariri recebe primeira etapa do projeto Foco na Gestão Municipal

Você está em: Home - Notícias - Cariri recebe primeira etapa do projeto Foco na Gestão Municipal


Foi iniciado, nesta quarta-feira (5), o projeto Foco na Gestão Municipal, iniciativa da Aprece que visa capacitar os gestores, agentes públicos e técnicos municipais cearenses em diversas áreas, com ações desenvolvidas de forma regionalizada. A primeira etapa do projeto, voltada para a Região do Cariri, segue até quinta-feira (6), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Juazeiro do Norte.

Ao todo, estão sendo realizados quatro cursos simultâneos abordando tecnicamente os seguintes temas: E-Social; Licitações e Contratos, Nova Normatização sobre Transferências de Recursos da União por Convênios e Contratos de Repasse; e Monitoramento de Contratos e Convênios. Cada curso conta, em média, com 15 participantes oriundos de 23 dos 29 municípios da região.

Durante a abertura das atividades, a analista da Aprece responsável pela Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM-Aprece), Helderiza Queiroz, falou que o Foco na Gestão Municipal surgiu das demandas apresentadas pelos próprios municípios, que já frequentam as capacitações oferecidas em Fortaleza. De acordo com ela, a Aprece percebeu a necessidade de atuar de forma mais direcionada e regionalizada para atender as necessidades específicas e de maior fragilidade técnica. “Nossa expectativa é que os municípios participem efetivamente desse projeto, em todas as suas etapas regionais, enviando seus gestores e colaboradores de todas as áreas para que se qualifiquem e possam prestar um serviço cada vez melhor desenvolvendo as politicas públicas com maior eficiência e atendendo plenamente as demandas da sociedade”, afirmou.

Para o prefeito de Penaforte, Agábio Sampaio, que está participando do curso sobre E-Social, a Aprece acertou em desenvolver esse projeto. “Essa iniciativa regionalizada é muito boa para as gestões. Ela facilita o acesso dos municípios a capacitações de grande importância, já que muitos não tem condições ou disponibilidade de encaminhar representantes à capital. Trazer esse tipo de curso para a região estimula até que nós prefeitos possamos participar também, ao lado dos funcionários e colaboradores”, declarou o prefeito.

O projeto Foco na Gestão Municipal é fruto de uma parceria da Aprece com a Controladoria Geral da União (CGU/CE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE), Caixa Econômica Federal e o Escritório de Planejamento Municipal (ESPLAN). As próximas etapas deverão acontecer nas regiões Norte, Centro Sul, Metropolitana e Sertões de Crateús, com locais e datas a serem informados posteriormente.

Clique AQUI e veja as fotos.


5 de dezembro de 2018


APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006