Cerca de 1,8 milhão de cearenses serão beneficiados com saque emergencial do FGTS

Você está em: Home - Notícias - Cerca de 1,8 milhão de cearenses serão beneficiados com saque emergencial do FGTS


O saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que inicia nesta segunda-feira (29), deve beneficiar 1,8 milhão de trabalhadores cearenses. Ao todo, R$ 1,1 bilhão estará disponível para retirada até 31 de dezembro, segundo a Caixa.

Todos os trabalhadores que possuem contas do FGTS, ativas ou inativas, podem realizar o saque, limitado a R$ 1.045 por cotista.

A liberação dos recursos será feita virtualmente através de Contas Poupança Social Digital da Caixa – semelhante às utilizadas no auxílio emergencial – criadas para os beneficiários. A movimentação do dinheiro também acontecerá pelo aplicativo Caixa TEM.

Para saber quanto poderá receber e a data que o recurso será creditado, os trabalhadores podem realizar consulta através do site do FGTS ou ligar para a central telefônica 111, opção 2. Ainda é possível verificar as informações no aplicativo FGTS, onde também está disponível a opção de não fazer o saque.

Os créditos ocorrerão de acordo com o mês de aniversário dos beneficiários, iniciando em 29 de julho para os nascidos em janeiro e encerrando em 21 de setembro para os aniversariantes de dezembro (veja calendário).

O saque em espécie e transferência sem custos para outros bancos, no entanto, só serão liberados posteriormente, também de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários.

Até lá, o dinheiro poderá ser movimentado para pagar contas de água, luz, telefone, gás, entre outras, bem como boletos em geral. Compras pela internet também poderão ser feitas com o cartão de débito virtual da conta, além de pagamentos em supermercados, padarias, farmácias, entre outros, através de acordo com empresas financeiras de maquininhas de cartão.

No caso dos aniversariantes em janeiro, o saque e transferência ficam permitidos a partir de 25 de julho, enquanto para os nascimentos em dezembro apenas em 14 de novembro.

Quem preferir deixar o dinheiro na conta do FGTS terá três ocasiões para manifestar a preferência. Desde 19 de junho, os cotistas podem acessar o aplicativo da Caixa e dizer que não quer receber o valor, de forma que o crédito não será realizado.


29 de junho de 2020


APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006