Coegemas realiza na Aprece reunião de abertura dos trabalhos de 2019

Você está em: Home - Notícias - Coegemas realiza na Aprece reunião de abertura dos trabalhos de 2019


A Aprece sediou, nesta sexta-feira (8), a reunião de abertura dos trabalhos de 2019 do Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social do Ceará (Coegemas/CE), com a presença da titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França. A secretária de Estado foi convidada para apresentar a nova pasta e seu planejamento de atuação aos secretários municipais cearenses.

 A secretária executiva da Aprece, Jenine Macedo, representou a entidade na reunião, aberta pela presidente do Coegemas/CE, Glauciane de Oliveira Viana. Em sua fala, a representante da associação acolheu os participantes, oriundos de municípios das mais diversas regiões do Estado, e reforçou a importância das parcerias em favor de ações concretas na área da Assistência Social nos municípios, colocando a Aprece à disposição do Coegemas/CE e de todas as secretarias municipais. A mesa de abertura contou, ainda, com a presença do secretário de Assistência Social de Aratuba e membro da diretoria do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Jose Arimateia de Oliveira.

Durante a explanação de Socorro França, os secretários municipais presentes tiveram a oportunidade de entender melhor as linhas de atuação da SPS. De acordo com a secretária, a nova secretaria foi pensada de forma articulada, de modo a garantir a máxima eficiência das ações que realizará em cada área. Sobre a Assistência Social, explicou que a mesma será contemplada na área prioritariamente na Proteção Social, mas será fortalecida também em todas as iniciativas e ações nas áreas da Justiça, das Mulheres e dos Direitos Humanos.

A titular da SPS informou que os municípios tem ao seu dispor quatro Caminhões da Cidadania, para o fornecimento gratuito de toda a documentação para a população, com a possibilidade de utilização concomitante de estrutura para vacinações, palestras educativas e ações de sensibilização. Socorro França também citou o Rotas da Cidadania, com ônibus de dois andares para a prestação de diversos serviços. “Precisamos e iremos chegar cada vez mais perto da população, só assim é possível fazer um trabalho efetivo. Nossos objetivos são: redução de desigualdades e criação de oportunidades”, salientou a secretária.

Ela acrescentou, ainda, que a intenção da SPS é levar para todos os municípios o serviço de Mediação de Conflitos. No que diz respeito à política da Mulher, Socorro França garantiu que o trabalho não será focado apenas no combate ao feminicídio, mas no acompanhamento contínuo das mulheres maltratadas e em vulnerabilidade.

A reunião do Coegemas prossegue até o final da tarde dessa sexta-feira abordando, ainda, temáticas como: Cartão Mais Infância, Orientações sobre a Conferência dos Idosos, Direitos Humanos, entre outros.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)


8 de fevereiro de 2019


APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006