Escolas cearenses são agraciadas com o Prêmio Escola Nota Dez

Você está em: Home - Notícias - Escolas cearenses são agraciadas com o Prêmio Escola Nota Dez


O Governo do Estado realizou, nesta quinta-feira (17), a entrega do Prêmio Escola Nota Dez às escolas públicas cearenses que se destacaram no ano de 2017. A solenidade aconteceu, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com a presença de prefeitos, secretários municipais, professores e alunos de todas as regiões do Estado; além de autoridades e representantes de diversos órgãos parceiros, como a Aprece, representada por seu presidente Gadyel Gonçalves. O Governador Camilo Santana comandou a premiação, ladeado pela vice-governadora Izolda Cela e pelo secretário de Educação do Estado, Rogers Mendes; bem como de diversos convidados.

Na oportunidade, Camilo Santana, ressaltou que o evento, com a presença de uma multidão oriunda de todas as regiões do Estado, foi uma grande coroação do trabalho realizado nos últimos anos pela Educação do Estado. “Todos os envolvidos – prefeitos, secretários, diretores, professores e alunos –  podem e devem bater no peito e dizer que fazem parte da história de sucesso que transformou o Ceará na referência do País em Educação Pública de qualidade no Ensino Fundamental”, disse o governador, destacando que os resultados obtidos no ano passado foram os melhores da história do Estado.

Durante a solenidade, o secretário Rogers Mendes destacou a importância da liderança dos prefeitos cearenses, que abraçaram a causa da Educação, envolvendo e estimulando suas equipes a atingirem índices cada vez melhores, priorizando a qualidade do ensino dos alunos cearenses. Segundo ele, após o Mais PAIC (Programa Alfabetização na Idade Certa), a Educação no Ceará deu um salto ainda maior de qualidade e contribuindo para diminuir os números da evasão escolar a índices bem baixos, exatamente porque os alunos chegam mais bem preparados no Ensino Médio.

Para a vice-governadora Izolda Cela a solenidade foi, além de uma grande festa com vários motivos para comemoração, um momento de prestação de contas dos resultados, do empenho e do compromisso de todos os que fazem a Rede de Educação no Ceará. “Ressalto minha gratidão pelo grande empenho da equipe da Seduc e de todos os municípios que tem abraçado o compromisso para que possamos continuar a fazer nosso Estado melhorar cada vez melhor”, finalizou.

Sobre a premiação

O Prêmio Escola Nota Dez tem como objetivo valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno, servindo como estímulo ao desenvolvimento da excelência no âmbito do sistema público de ensino no Ceará. A iniciativa funciona como política indutora para as escolas melhorarem seus resultados e política apoiadora às escolas com menores resultados. É destinado a premiar até 150 escolas públicas com melhores resultados no Índice de Desempenho Escolar no 2º Ano do Ensino Fundamental (IDE-Alfa), no Índice de Desempenho Escolar do 5º Ano do Ensino Fundamental (IDE-5), e do Índice de Desempenho Escolar do 9º Ano do Ensino Fundamental (IDE-9) nas avaliações do SPAECE. O Prêmio também apoia financeiramente as escolas públicas em igual número das premiada do 5º ao 9º Anos que obtiveram os menores resultados.

O valor da premiação por escola é calculado considerando o per capta por aluno de R$ 2 mil, correspondente à multiplicação do número de alunos avaliados. As escolas com menores IDE-9 e IDE 5 são beneficiadas com contribuição financeira equivalente à multiplicação do número de alunos avaliados considerando o valor per capta de R$ 1mil para a implementação do plano de melhorias dos resultados.

As escolas premiadas recebem o equivalente a 75% do valor referente ao prêmio. Os 25% restantes deverão ser recebidos com base no cumprimento de dois critérios: manter ou elevar os resultados no SPAECE e apoia a escola parceira (apoiada). As escolas apoiadas, por sua vez, recebem o equivalente a 50% do valor do Prêmio, com a condição de terem elevado seus IDE-5 e IDE-9 para no mínimo 5,0 cada.

Clique AQUI e veja as fotos no nosso Flickr.

APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006