Fortaleza sedia I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais

Você está em: Home - Notícias - Fortaleza sedia I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais


Está tudo pronto para o I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais (GEAC 2018). O primeiro encontro acontece dia 30 de janeiro, de 8h às 16h, no auditório do Centro de Referência Ambiental do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza. A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), está à frente da execução dos trabalhos que acontecerão no período de fevereiro a março, de 2018.

A iniciativa do Governo do Estado do Ceará é o resultado de uma parceria da SEMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace). Esses órgãos realizam e coordenam o GEAC 2018.

Objetivo e programação

O encontro de abertura, em Fortaleza, assim como as demais etapas do GEAC 2018, contarão com a presença do superintendente do Ibama no Ceará, Herbert Lobo, do secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, um representante do Ministério Público, da Prefeitura, da Aprece e da Agace. “Eles vão proferir palestras sobre estratégias e instrumentos para fortalecimento da gestão ambiental, no âmbito dos governos locais”, disse Viviane Monte, coordenadora da Codes.

Alguns dos principais temas de interesse da administração municipal estão na pauta dos 36 encontros programados para o GEAC 2018. “O Índice de Qualidade Municipal de Meio Ambiente (IQM) – um dos critérios de repartição do repasse de 2% do recurso do ICMS ecológico, aos municípios –, o Programa Selo Município Verde e a Certificação Praia Limpa”, explica a coordenadora.

“O objetivo é fortalecer os governos locais, e assim alcancem resultados positivos na área de cada projeto ou programa ambiental, de abrangência estadual. Serão apresentados os documentos e os formulários inerentes a cada ação, esclarecendo as dúvidas que os representantes dos municípios, por ventura, tiverem. Todos os projetos serão iniciados no mês de março.” A programação, as datas e os locais de cada encontro podem ser conferidos no portal da SEMA: www.sema.ce.gov.br.

Público Alvo

O público alvo do evento de caráter tripartite – articulação institucional promovida para garantir a ação compartilhada dos três níveis de governo, União, Estado e Município –, além dos prefeitos municipais e representantes do Ministério Público, é dirigido aos secretários municipais, representantes de câmaras municipais, presidentes de Conselho de Meio Ambiente (Condema), técnicos da área ambiental, de resíduos sólidos e de infraestrutura.

Para a secretária executiva, Maria Dias, da SEMA, “o importante é que os municípios estejam representados. “Que todos os participantes sintam-se parte do processo e atuantes. Sem eles não acontece nada!”, ressalta Maria. Até três representantes por município poderão participar do GEAC 2018. A confirmação dos técnicos que vão participar do GEAC 2018 poderá ser feita através do e-mail: codes@sema.ce.gov.br

Serviço

I Seminário de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais (GEAC 2018)

De 29 de Janeiro a 22 de Março de 2018

Confira locais e datas dos encontros AQUI.  

Mais informações: Socorro Azevedo (Codes) socorro.azevedo@sema.ce.gov.br e codes@sema.ce.gov.br. (85) 3101 – 1245/3101/1251

Fonte: Governo do Estado do Ceará


7 de fevereiro de 2018


APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006