Governador anuncia ampliação de envasamento de cilindros de oxigênio para municípios cearenses

Você está em: Home - Notícias - Governador anuncia ampliação de envasamento de cilindros de oxigênio para municípios cearenses


Em transmissão ao vivo por meio das redes sociais, nesta terça-feira (16), o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou medida para normalizar o fornecimento de oxigênio hospitalar para o Interior. Após fim de semana de negociações com a empresa White Martins, teve início, nesta madrugada, o carregamento de caminhões que vão possibilitar a ampliação do envasamento de cilindros utilizados em municípios cearenses. O objetivo é garantir a normalidade do atendimento às cidades.

Com o aumento de pacientes necessitando do insumo, municípios têm enfrentado problemas de logística no envasamento dos cilindros e na distribuição.

Na live desta terça-feira, Camilo Santana destacou, mais uma vez, que não há falta de oxigênio no Estado. “O problema não é oxigênio. Nós mandamos oxigênio para fora do Ceará. Mas (a questão) é a logística de envasamento dos cilindros e a distribuição”, aponta.

Uma das maiores plantas da White Martins na América Latina está instalada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), empresa subsidiária do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A empresa tem capacidade superior a duas mil toneladas de gases por dia. Em janeiro de 2021, em meio ao colapso do sistema de saúde de Manaus, no Amazonas, oxigênio produzido na ZPE Ceará foi enviado para ajudar a suprir a demanda da cidade.

“Tenho dialogado sempre com os prefeitos e com o presidente da Aprece (Associação dos Municípios do Estado do Ceará), que participou de todas as nossas negociações. Envolvemos a direção nacional da White Martins, empresas que fazem envasamento de cilindros no Ceará, o presidente da CSP, o presidente da ZPE, do CIPP. Enfim, todos. E estamos solucionando esse problema”, complementou o governador.

Fonte: O Povo


17 de março de 2021


APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006