Governo Brasileiro realiza Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos

Você está em: Home - Notícias - Governo Brasileiro realiza Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos


De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, estima-se que o Brasil tenha perdido 1,3 bilhão de toneladas de comida em 2017, entre alimentos desperdiçados ou que se perderam ao longo das cadeias produtivas de alimentos. O dado revela a necessidade de reaproveitar e utilizar ao máximo os alimentos que consumimos.

Caso seja mantido o ritmo acelerado de perda e desperdício de alimentos, a produção global de comida (levando em consideração o que foi produzido entre 2005 e 2007) precisa aumentar 60% até 2050, a fim de suprir a crescente demanda da população.

Brasil

As perdas no Brasil totalizaram 26,3 milhões de toneladas de alimentos, em 2013. Arroz, feijão, carne e frango respondem por mais de dois terços dos produtos desperdiçados pelos brasileiros. Em média, cada brasileiro joga no lixo 40 quilos de comida, anualmente. Nos aterros sanitários do País, os resíduos orgânicos respondem por 50% do que é depositado. Isso representa um total estimado de 22 bilhões de calorias/ano.

O governo do Brasil enfrenta o problema com ações que mostram a importância do consumo consciente. Uma das principais é a Estratégia Intersetorial para a Redução de Perdas e Desperdício de Alimentos, que conta com a colaboração de diversos ministérios, como Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Agricultura, Casa Civil, entre outros. As iniciativas englobam produtores, empresas, estabelecimentos varejistas, até chegar ao consumidor final.

Com foco nesse problema, o Governo do Brasil promove anualmente a Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos que tem o objetivo de mobilizar a população contra o desperdício de alimentos, além de estimular comerciantes a adotarem práticas que evitem perdas de produtos que podem ser consumidos. Neste ano, ela ocorre entre os dias 5 e 11 de novembro de 2018.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira dia 7 de novembro

11h – Audiência Pública sobre os PLs que tramitam na Câmara dos Deputados

Sexta-feira dia 9 de novembro

De 9h às 18h – Seminário no auditório Ipê Amarelo, no edifício-sede do Ministério do Meio Ambiente, para apresentação dos 15 cases selecionados em Boas Práticas para o combate a Perdas e desperdício de Alimentos.

Exposição das boas práticas vencedoras no Hall de Entrada do MMA, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF.

Sábado dia 10 de novembro

De 8h às 12h – Encerramento da semana em um evento na CEASA

Atividades dos parceiros:

Emater – Oficina de reaproveitamento de alimentos em uma van própria

Double Chefs – Oficina de reaproveitamento de alimentos

Fundição Progresso – Oficina de PANCs -Plantas Alimentícias Não Convencionais

Oficina de Hortas Urbanas

Exposição das boas práticas vencedoras da chamada pública feita pelo MMA

Oficinas da Emater

Exposição da Sema GDF

Exposição da ABRAS

Exposição da CONAB

Com informações do Governo do Brasil.


7 de novembro de 2018


APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006