Livro ” Virgílio Távora: O Estadista Cearense” será lançado em Crato

Você está em: Home - Notícias - Livro ” Virgílio Távora: O Estadista Cearense” será lançado em Crato


No dia 13 de julho, o município de Crato, localizado na Região do Cariri, receberá o lançamento do livro ” Virgílio Távora: O Estadista Cearense”, escrito por César Barreto Lima em parceria com  seu primo,  Saulo Barreto Lima. A solenidade será realizada no Espaço de Festas e Eventos Quinta dos Lobos, no sopé da Serra do Araripe, dentro da programação da VI Feijoada e 30 anos de Jornalismo Marcos Peixoto.

O livro homenageia o coronel Virgílio de Morais Fernandes Távora, ex-governador e ex-senador cearense, e ex-ministro de Estado, considerado um dos maiores políticos do Ceará. A obra que marcará o centenário de Virgílio Távora, trás uma breve biografia com diversas fotos históricas, e depoimentos de personalidades cearenses. O Prefácio ficou sob a responsabilidade do ex-senador Mauro Benevides; e a Orelha, escrita pelo historiador Gilton Barreto.

Os Escritores

César Barreto  Lima – engenheiro, poeta, escritor sobralense,  ex-deputado, atual superintendente adjunto do Departamento de Estradas de Rodagem (DER); Saulo Barreto Lima – escritor, bacharel em Direito pela Universidade CEUMA, e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

VT

Virgílio de Morais Fernandes Távora nasceu no município de Jaguaribe, no dia 29 de novembro de 1919. Foi um militar e político brasileiro. Fez carreira política no Ceará. Ingressou em 1938 na Escola Militar do Realengo no Rio de Janeiro e passou pela Escola de Estado-Maior do Exército e pela Escola Superior de Guerra chegando a Coronel em 1960. Eleito deputado federal pela UDN em 1950 e 1954, foi o representante da oposição ao governo Juscelino Kubitschek (1959-1961). Ministro dos Transportes no gabinete parlamentarista de Tancredo Neves, deixou o cargo para disputar o governo do Ceará. Em sua gestão também criou a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Em 1966 foi eleito para o seu terceiro mandato de deputado federal. Ao lado de César Cals e Adauto Bezerra formou o triunvirato de coronéis que dominou a política cearense durante todo o Regime Militar de 1964 sendo que Virgílio Távora foi eleito senador em 1970 e indicado governador do Ceará pelo presidente Ernesto Geisel em 1978. Faleceu em São Paulo, no dia 3 de junho de 1988, e sepultado no Cemitério São João Batista em Fortaleza-CE. (Fonte: Wikipédia)

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)


1 de julho de 2019


APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006