MDS e IICA assinam compromisso por ações de segurança alimentar de mulheres no campo

Você está em: Home - Notícias - MDS e IICA assinam compromisso por ações de segurança alimentar de mulheres no campo


O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) assinaram, nesta terça-feira (9), em Brasília (DF), um compromisso para desenvolver pesquisas que sirvam de base para políticas públicas voltadas às mulheres que trabalham no campo. O acordo prevê estudos que serão executados pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

A cooperação também se dará por meio da troca de experiências e boas práticas em agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional. Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, as mulheres desempenham um papel muito importante para o setor e têm pouca visibilidade. “Queremos dar relevância a esse trabalho que movimenta a economia, ajuda a manter famílias no campo e amplia a produção da agricultura familiar”, ressaltou.  E complementou: “no Bolsa Família, em que mais de 90% dos responsáveis familiares são mulheres, elas asseguram que esses recursos colocados à disposição sejam bem empregados e atinjam seus objetivos de melhorar a renda familiar e a qualidade de vida das famílias”.

Aprimorar as políticas públicas no Brasil e em outros países da América Latina e Caribe é o principal objetivo da iniciativa, segundo o assessor especial do IICA no Brasil, Jorge Werthein. “O trabalho vai tentar obter respostas e ajudar a formular políticas públicas adequadas, porque serão políticas públicas que responderão ao que elas reivindicam”, destacou.

A diretora da Flacso no Brasil, Salete Sirlei, explicou como será, na prática, o acordo assinado com o Ministério do Desenvolvimento Social. “A nossa organização será a agência implementadora dessa proposta, dará suporte e executará a pesquisa, toda a parte da investigação. Também vai criar uma metodologia de formação e uma proposta de organizar ações, que poderão se transformar em política pública de atendimento à mulher rural.”

Saiba Mais

Os programas de Aquisição de Alimentos (PAA), Cisternas e Fomento Rural são algumas das ações realizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social que atendem às agricultoras familiares.

Fonte: MDS


11 de outubro de 2018


APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006