Quinta com Debate trata da requalificação dos resíduos da construção civil nos municípios

Você está em: Home - Notícias - Quinta com Debate trata da requalificação dos resíduos da construção civil nos municípios


A Aprece abordou em sua Quinta com Debate desta semana os desafios enfrentados pelas gestões municipais no que diz respeito à destinação dos resíduos da construção civil. A Live, veiculada no Canal da entidade no YouTube no último dia 14, também discutiu sobre a requalificação desses materiais como alternativa capaz de reduzir a disposição inadequada e mitigar os impactos ambientais.

Especialistas na área participaram do debate como palestrantes. Foram eles: Humberto de Carvalho Júnior, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e professor do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE); Levi Torres, coordenador da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon); e Sérgio Cirelli, engenheiro civil especialidade em reciclagem e aproveitamento de resíduos na construção. Quem também participou da Live como convidado foi o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará, Lucas Rozzoline.

O primeiro palestrante da Quinta com Debate foi o representante da ABES, que falou sobre a geração de resíduos da construção civil, detalhando os impactos ambientais dos resíduos da construção civil e os desafios para as gestões municipais. Humberto Júnior abordou os problemas urbanos ocasionados pela falta de gestão, ressaltando os de caráter ambiental, econômico, estruturais, entre outros. Confira AQUI a apresentação completa do palestrante.

A palestra seguinte foi a proferida pelo coordenador da Abrecon, que tratou da utilização dos agregados reciclados possíveis de serem obtidos através de sua requalificação na perspectiva de uma boa gestão dos resíduos da construção civil e demolição. Levi Torres falou sobre a importância da promoção da reciclagem desses dejetos no Brasil, detalhou aspectos técnicos e questões ligadas à responsabilidade pelo resíduo – sempre a cargo de quem o gera. A palestra dele abordou, ainda, as dificuldades que as prefeituras tem de combater o descarte irregular de RCD e apontou caminhos para solucionar esses problemas. Acesse AQUI o material apresentado por Levi.

Encerrando as palestras da Live, Sérgio Cirelli falou especificamente sobre a aplicação do agregado reciclado, citando sua finalidade, suas definições e diversos outros aspectos técnicos do NBR 15116. Confira AQUI. Após a explanação dos palestrantes houve momento para tirar dúvidas dos participantes ao vivo pelo chat.

Veja ou reveja, na íntegra, essa Quinta com Debate:

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

 


15 de outubro de 2021


APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006