Secretaria do Meio Ambiente realiza concurso de redação entre estudantes de escolas que visitam Parque Botânico

Você está em: Home - Notícias - Secretaria do Meio Ambiente realiza concurso de redação entre estudantes de escolas que visitam Parque Botânico


Estudantes que vistam o Parque Estadual Botânico do Ceará (PEBCE) podem participar de concurso de redação promovido pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), por meio da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio). O certame é dirigido aos estudantes do ensino Ensino Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio, regularmente matriculados nas escolas da rede Estadual e Municipal, que visitam a unidade de conservação (UC). As inscrições estão abertas até o dia 30 julho deste ano.

Segundo o gestor do PBECE, George da Justa Feijão, o objetivo é incentivar discussões, reflexões e práticas em torno da Educação Ambiental, a partir da vivência dos jovens,com a Natureza e buscar compreender que sensações e conhecimentos são apreendidos pelos estudantes durante a visita ao Parque Estadual Botânico. “A partir daí nós vamos tentar fazer uma UC cada vez mais atrativa”, disse.

São 3 níveis de redação com o mesmo título para todos: “Meu dia no Parque Botânico”. Os participantes devem elaborar um texto com 20 a 30 linhas e relatar a experiência de visitar o PEBCE. O gestor ressalta que “só participará do certame quem visitar o Parque no grupo de estudantes formado na escola”. Os textos deverão ser entregues na sede do Botânico e indicar o nome do aluno e do professor que ministrou a aula de campo, o nome da escola e do município onde a instituição de ensino está inserida.

“A escola vai escolher as duas melhores redações de cada categoria e encaminhar à administração do Parque Botânico e os professores do curso de Letras da Fatene vão escolher os três melhores textos, de cada nível – Ouro, Prata e Bronze, entre todos os textos inscritos. Os professores, orientadores da visita, receberão diploma de honra ao mérit, expedido pela SEMA”, encerra Feijão. A iniciativa é uma parceria da SEMA com o Instituto do Meio Ambiente do Município de Caucaia (Imac) e a Faculdade Terra Nordeste (Fatene).

Premiação

Os estudantes e os professores orientadores classificados em primeiro lugar, por cada nível de ensino, receberão medalhas de ouro, os educandos classificados em segundo lugar, medalhas de prata, já os classificados em terceiro lugar, receberão as de bronze. De cada escola participante, os dois alunos autores das redações selecionadas pela escola, por cada nível de ensino, receberão certificados de honra ao mérito da SEMA, pela participação no concurso.

Sobre o Parque Botânico

O Parque Estadual Botânico do Ceará possui uma área de 190 hectares e fica na CE 090, na rodovia que segue em direção às praias de Iparana e Icaraí, a 15 km de Fortaleza. Localizado no município de Caucaia, a UC é o habitat para diversas espécies nativas da flora e da fauna da Região Nordeste. O Parque também possui orquidário, meliponário, horto de plantas medicinais.

Serviço

Concurso de Redação: “Meu dia no Parque Botânico”

Inscrições: até 31 de julho.

Mais informações por meio do telefone (85) 33689452.

Para fazer sua inscrição acesse aqui.

Fonte: SEMA.

APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006