Seminário discute desafios e caminhos para o enfrentamento da pandemia na Primeira Infância

Você está em: Home - Notícias - Seminário discute desafios e caminhos para o enfrentamento da pandemia na Primeira Infância


Investir no desenvolvimento da Primeira Infância é um dos desafios de uma sociedade que se pretende próspera e saudável. É nesse período que relações e vínculos afetivos se estabelecem de forma mais forte. Para discutir os efeitos do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19 em crianças com até 6 anos de idade, O POVO lança o Projeto “Primeira Infância em pauta: os desafios para o desenvolvimento saudável em épocas de pandemia”.

A programação inclui um seminário digital, no dia 26/02, com especialistas que abordarão o tema em três painéis. O webinar ocorrerá a partir das 18 horas e será aberto ao público, que deve fazer inscrição prévia (https://rb.gy/6z88sv). A jornalista Daniela Nogueira será a mediadora. Educadores, professores, gestores públicos e demais profissionais que trabalham com o tema, além de mães e pais, estão convidados a participar.

O Painel 1 aborda o tema “Cuidados parentais em época de pandemia” com a palestrante Elisa Raquel Altafim (USP) e moderação da professora Marcia Machado (UFC). Já o Painel 2 discute as “Múltiplas faces do estresse causado pelo isolamento e suas consequências no desenvolvimento infantil” com a palestrante Maria Beatriz Martins Linhares (USP) e moderação do professor Álvaro Madeiro (UFC; Iprede). O Painel 3, que encerrará o webinar, abordará o tópico “Pandemia e os impactos sobre educação na primeira infância”, com palestra de Beatriz Abuchaim (Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal) e moderação de Luzia Laffiti (Instituto Infância).

A ideia é discutir os impactos da pandemia na saúde física e emocional das crianças que estão na Primeira Infância e apresentar caminhos para minimizar efeitos negativos do isolamento social.

PROJETO

Além do seminário virtual, o tema será discutido em matérias no O POVO Online. Uma websérie com quatro 4 webdocs, desenvolvidos para as redes sociais, também abordará a Primeira Infância durante a pandemia, sensibilizando o público para a importância do cuidado com as crianças neste período.

O projeto “Primeira Infância em pauta: os desafios para o desenvolvimento saudável em épocas de pandemia” tem a coordenação geral de Valéria Xavier. O Governo do Estado do Ceará apoia o projeto.

SERVIÇO
Webinar “Primeira Infância em pauta: os desafios para o desenvolvimento saudável em épocas de pandemia”
Dia 26/2/2021
Das 18h às 21h
Transmissão pelo Facebook do O POVO Online e pela plataforma Zoom
Mais informações e inscrições pelo site: https://rb.gy/6z88sv

 


19 de fevereiro de 2021


APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006