APDMCE

Você está em: Home - APDMCE


Desde 1987 de trabalho junto aos municípios cearenses

No dia 22 de setembro de 1987, o Ceará ganhava uma instituição que almejava contribuir com o desenvolvimento dos municípios, com a melhoria da vida das pessoas que neles vivem, e com o fortalecimento do sistema de garantia de direitos.

A APDMCE, fundada por um grupo de 17 primeiras-damas, durante muitos anos, foi conhecida como Associação das Primeiras-Damas dos Municípios do Estado do Ceará. Tinha uma atuação voltada para a esfera social, e via no apoio das primeiras-damas a chave para alcançar os municípios e entender suas realidades, expectativas e desafios.

Com o passar do tempo, o perfil da instituição foi mudando. A primeira-dama continua exercendo sua função mediadora e representativa da APDMCE, no entanto o trabalho da instituição extrapolou o limite do social e, hoje, segue uma linha estratégica que atua nos níveis político e administrativo.

Desde então, a sigla APDMCE, passou a ser reconhecida como Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará. Um nome que esclarece exatamente a que a instituição se propõe. Através de princípios como a transparência, a qualidade, a parceria e a interdependência, a APDMCE construiu sua história como instituição reconhecida pela efetiva participação no desenvolvimento social dos municípios.

A outra vertente é o desenvolvimento de projetos que contribuem diretamente com a qualidade de vida dos cearenses, como o Projeto Eu Sou Cidadão, o maior projeto de incentivo à leitura e formação cidadã do Norte/Nordeste; o Programa O Ceará Cresce Brincando, que promove a valorização da cultura e do direito do brincar; o Projeto O Idoso e a Construção do Envelhecimento Saudável, que defende a ideia de que o envelhecimento é algo construído ao longo dos anos e deve ser feito de forma saudável; e o Programa Ceará Cidadão, que tem como objetivo capacitar o corpo técnico dos municípios.

A APDMCE é uma instituição que trabalha pelos municípios e pelo povo que neles vivem. Gente de coragem, trabalhadora, que acredita e não desanima nunca. É por essa gente que, desde 1987, a instituição desenvolve seus projetos, e tem orgulho de ser como ela, cearense, de garra e de muita fibra.

 

MISSÃO

“Inspirar e contribuir para o desenvolvimento dos municípios cearenses através da capacitação e da formação dos diversos atores sociais, culturais e ambientais”.

 

VISÃO DE FUTURO

“Ser reconhecida pela participação efetiva no desenvolvimento social dos municípios cearenses”.

 

Área de atuação dos projetos:
Primeira Infância
Criança
Adolescente
Idoso
Mulher
Família
Agente Social

 

Valores
Compromisso com a proposta institucional da APDMCE, o desenvolvimento social e a ética.
Gestão compartilhada, senso de equipe e transparência.
Postura suprapartidária.
Responsabilidade com os compromissos assumidos.
Flexibilidade para promover mudanças.
Valorização da equipe técnica pela competência.

 

REPRESENTAÇÃO DOS MUNICÍPIOS EM INSTÂNCIAS ESTADUAIS:

  • Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente no Ceará (FEETI)
  • Comitê de Articulação do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC)
  • Rede Estadual pela Primeira Infância do Ceará (REPI)
  • Comitê de Incentivo ao Aleitamento Materno
  • Pacto “Um mundo para a criança e o adolescente do semiárido”
  • Fórum Cearense de Políticas para o Idoso (FOCEPI)
  • Conselho Estadual de Direitos do Idoso (CEDI)
  • Fórum Permanente de Defesa dos Idosos e da Pessoa com Deficiência (FID)

 

Gestão 2015/2016

“INTERSETORIALIDADE: FORTALECENDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS”

Intersetorialidade na administração pública é integrar e articular as políticas públicas por meio do desenvolvimento de ações conjuntas que visem o crescimento integral de cada um dos cidadãos, de cada uma das famílias, da cada uma das comunidades. A APDMCE propõe para este biênio 2015/2016 que se pense na intersetorialidade como a chave de uma gestão comprometida e de um serviço público de qualidade.

 

ATUAÇÃO

Ceará – 184 municípios

APDMCE – 91 municípios cearenses

 

AÇÕES, PROGRAMAS e PROJETOS

EU SOU CIDADÃO – AMIGOS DA LEITURA

Este Projeto representa uma iniciativa transformadora para milhares de crianças e adolescentes. Foi lançado em 2002 com o intuito de despertar nos jovens o prazer pela leitura. Hoje, após 10 anos de atividades se tornou uma importante ferramenta que contribui com a formação cidadã e o protagonismo desses jovens cearenses.

A base do projeto está no lançamento de livros que abordam temáticas sociais como a gravidez na adolescência, o convívio com o semiárido, o respeito às diferenças, a preservação do patrimônio público, entre outros.

O Eu Sou Cidadão é uma realização da APDMCE em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, o Banco do Nordeste, o Governo do Estado, o Selo UNICEF Município Aprovado, a Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (APRECE) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (UNDIME-CE).

Público-alvo: Crianças, adolescentes e suas famílias

Abrangência: 90 municípios cearenses

Atendimento: 1.500 crianças e adolescentes – diretamente

2.200.000 leitores em todo o Estado

Publicações: 18 livros

Livros distribuídos: 120.000 exemplares

 

O IDOSO E A CONSTRUÇÃO DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Desde 2005, a APDMCE realiza o Programa O idoso e a construção do envelhecimento saudável. O objetivo é despertar nos gestores municipais, profissionais, dirigentes de grupos de idosos, igrejas e nos próprios idosos a perspectiva de que o envelhecimento saudável deve ser uma construção ao longo do tempo. Além disso, é função do Programa fomentar e apoiar a implantação do “Sistema Municipal do Idoso” nos municípios do Estado do Ceará.

Público-alvo: Técnicos e profissionais que trabalham com os idosos dos municípios

Abrangência: 90 municípios cearenses

Atendimento: 400 técnicos – diretamente

Principais atividades:

Curso de Gerontomotricidade – Turma 1 (2008)/Turma 2 (2012)

Curso para coordenador da Política Municipal do Idoso

Curso para Implantação da Política Municipal do Idoso

Pesquisa O perfil do idoso cearense

Campanha de Combate à Violência contra o idoso

Campanha pelo Dia Internacional do Idoso

 

ESTAÇÃO DA LEITURA

O objetivo do Projeto Estação da Leitura é proporcionar às crianças da zona rural dos municípios cearenses o acesso a uma leitura básica de qualidade, através da implantação de bibliotecas infantis. Associações comunitárias e hospitais receberam esses equipamentos com um acervo de livros selecionados pela faixa etária das crianças. As atividades são conduzidas por um Agente de Leitura, que é uma pessoa da comunidade capacitada pelo projeto. O projeto é realizado em parceria com a Fundação Deusmar Queirós e o UNICEF.

Público-alvo: Crianças de zonas rurais

Abrangência: 70 municípios

 

SELO CONHECER

O projeto tem como objetivo divulgar o potencial cultural do estado, através de textosliterários e valorizar os escritores cearenses. Este selo é exclusivo das publicações da APDMCE. Dentre os livros já lançados, temos:

– Casimiro Coco de cada dia – resgate de uma manifestação cultural típica do Ceará, o mamulengo;

– Caixinha da Memória – resgate do patrimônio histórico material e imaterial que marcaram o Ceará até meados do século XIX;

– Olhar Diferente – valorização da cultura e da arte produzidas por pessoas com deficiência;

– A Pedagogia do Encanto – através dos contos de fadas, trata sobre educação, linguagem e fantasia;

– Coleção Trava-Língua – resgata uma manifestação típica da cultura oral, o trava-língua

 

CEARÁ CIDADÃO

O programa tem como objetivo proporcionar o relacionamento entre setores da administração municipal e da sociedade civil organizada, através da permanente capacitação do corpo técnico das prefeituras e das ONG’s, além de dinamizar e modernizar o atendimento, possibilitando o gerenciamento local, com base na humanização e no desenvolvimento sustentável.

Público-alvo: Corpo técnico da administração municipal e da sociedade civil

Abrangência: 90 municípios cearenses

Principais atividades:

Curso de Oratória para primeiras-damas

Curso para secretários e chefes de gabinete municipai

Curso para elaboração de projetos e captação de recursos

 

MULHER CEARENSE

O objetivo principal é fortalecer junto à sociedade a garantia dos direitos da mulher visando à cidadania e autonomia das cearenses.

Público-alvo: Mulheres e técnicos que trabalham com grupos de mulheres nos municípios

Principais Atividades:

Curso de Formação Política e Cidadã para Mulheres

Campanha de incentivo a Implantação dos Conselhos Municipais de Direito da Mulher (CMDM)

Parcerias para implantação do projeto “Saúde e Qualidade de Vida para a Mulher cearense”

 

PROGRAMA O CEARÁ CRESCE BRINCANDO

Fortalecer a cultura do brincar e do esporte educacional como garantia de direitos para crianças e adolescentes. Esse é o objetivo do Programa que também contribui com o reconhecimento do brincar como uma necessidade da criança, importante para o seu desenvolvimento e para a criação das relações sociais que ela desenvolverá por toda a vida. O Ceará Cresce Brincando é desenvolvido pela APDMCE e o UNICEF, tendo   como parceiro o Instituto Stela Naspolini e a COELCE.

Público-alvo: Crianças, adolescentes, pais, avós, família

Abrangência: 40 municípios cearenses

Atendimento: 180 educadores sociais – diretamente

110.000 pessoas – entre crianças e famílias

Principais atividades:

Capacitaçõesde educadores sociais(220h/a)

Certificação de 180 educadores sociais

Entrega de 16 brinquedotecas (Assaré, Cruz, Hidrolândia, IPREDE – Fortaleza, Pedra Branca, Porteiras, Tejuçuoca, Viçosa do Ceará, Beberibe, Brejo Santo, Horizonte, Itarema, Quixeramobim , Sobral, Barbalha e Aratuba)

Previsão de entrega de outras cinco brinquedotecas (Apuiarés, Pacatuba, Itaiçaba, São Gonçalo do Amarante e Tauá).

 

CONTATO

Para mais informações:

Rua Maria Tomásia, 230,

Bairro Aldeota

Fortaleza/CE

CEP. 60.150-170

Site: www.apdmce.org.br / E-mail: apdmce@apdmce.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/APDMCE?ref=hl

APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006