Encontro sobre o Cofinanciamento Estadual para a Proteção Social Básica

23 de julho de 2014

O objetivo é sensibilizar gestores sobre a importância do cofinanciamento no desenvolvimento da Política de Assistência Social no Ceará e orientá-los sobre a administração dos recursos. O evento reunirá 400 gestores, técnicos dos Cras e conselheiros municipais de assistência social e terá carga horária de 16 horas.

A STDS cofinancia a execução do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Benefícios Eventuais (BE) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para idosos. Cofinancia, ainda, ações de apoio à inclusão de pessoas com deficiência em todos os serviços.

Proteção Social Básica

A Proteção Social Básica tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos.

Essa Proteção prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada. Esses serviços e programas deverão incluir as pessoas com deficiência e ser organizados em rede, de modo a inseri-las nas diversas ações ofertadas.

Mais notícias