Aprece realiza em Acopiara mais um Encontro Regional de Iluminação Pública

ILUMINAÇÃO PÚBLICA
30 de outubro de 2014

O município de Acopiara, na região Centro Sul do Estado, sediou, na última quarta-feira (29), o penúltimo Encontro Regional da Aprece sobre Iluminação Pública. A reunião, realizada no Núcleo de Artes local, contou com a participação dezenas de representantes de 14 municípios da região. O evento deu continuidade aos trabalhos de orientação que a Aprece vem realizando junto aos gestores municipais cearenses, no que diz respeito à Resolução ANEEL nº. 587/2013, tratando sobre o passo a passo para a transferência dos ativos de iluminação pública aos municípios.

Durante a abertura do encontro, o presidente da entidade, Expedito José do Nascimento, ressaltou a importância do engajamento de todos os gestores nos procedimentos necessários para a transferência dos ativos de IP, uma vez que o prazo final para a mesma se encerra no próximo dia 31 de dezembro. Ele relembrou as ações que a Aprece vem realizando nos últimos dois anos nessa área, salientando a importância da parceria com a Companhia Energética do Ceará (Coelce) para dirimir dúvidas e facilitar o processo. Diante de uma série de críticas e reclamações por parte dos gestores sobre a demora no atendimento de demandas relacionadas ao processo de transferência e a própria prestação de serviços da Coelce, Expedito sugeriu que a Aprece possa intermediar um acordo com a Companhia para garantir que os problemas citados sejam solucionados no mais curto espaço de tempo.

Em sua fala, o presidente da Aprece também defendeu a criação de consórcios municipais, como o melhor caminho para minimizar os futuros custos com a manutenção dos parques de iluminação pública, sugerindo, inclusive, o aproveitamento de consórcios já existentes para agilizar o processo. Tanto que já agendou, ainda para a primeira quinzena de dezembro, uma reunião do Consórcio da Região Centro Sul do Ceará para discutir a questão.

Na próxima sexta-feira (31), a Aprece irá realizar seu último Encontro Regional sobre Iluminação Pública, em Maranguape, levando mais uma vez técnicos e especialistas na área para discutir a temática com gestores de municípios da Região Metropolitana. De acordo com a coordenadora jurídica da entidade, Dra. Gabriela Pimenta, a Aprece já está monitorando as demandas de cada município junto à Coelce e está a inteira disposição para realizar atendimentos individuais aos gestores que tenham interesse. “Estamos realizando uma verdadeira força-tarefa, cujo objetivo é garantir não só que todos os municípios do Ceará possam cumprir com o prazo estabelecido pela Aneel, mas que isso seja feito da melhor maneira possível”, explicou a advogada.

 

Veja fotos AQUI.

Mais notícias