Capes abre seleção para 150 bolsas de doutorado pleno

BOLSA DE ESTUDOS
17 de dezembro de 2014

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está oferecendo 150 bolsas de doutorado pleno com 48 meses de duração, a programas de pós-graduação das áreas de medicina e afins desenvolvidos por instituições de educação superior, públicas e particulares.

Serão três períodos de inscrição, com o primeiro que se estende até 6 de março do próximo ano. A segunda chamada até 6 de agosto de 2015 e a terceira até 5 de agosto de 2016. Em cada período será oferecido 50 bolsas. As instituições que desenvolvam projeto acadêmico de treinamento científico de estudantes de graduação em medicina vinculados ao ingresso em cursos de doutorado terão prioridade. Para participar também é exigido a obtenção de conceitos 5, 6 ou 7 nas avaliações da Capes.

Os projetos

O projeto da instituição de educação superior deve ser apresentado à Capes pelo coordenador do curso de pós-graduação em medicina ou de outra área da saúde. Será responsabilidade da instituição de ensino selecionar os bolsistas. Entre os requisitos, o candidato deve estar matriculado em curso de graduação (do terceiro ao sexto ano), ter desempenho acadêmico e não estar vinculado a programa de residência médica.

A indicação dos bolsistas pode ser feita simultaneamente à apresentação do projeto ou até seis meses após a publicação do resultado final da seleção. Para analisar e julgar o mérito dos projetos, a Capes nomeará um comitê específico. Entre os critérios de seleção devem ser considerados o mérito técnico-científico do projeto, relevância e originalidade, qualificação e produtividade das equipes de pesquisadores que coordenam a proposta.

Veja aqui o Edital da Capes nº 62/2014 que estabelece as normas para participação.

Mais notícias