Dia “D” de imunização contra influenza, HPV e a tríplice viral acontece neste sábado

SAÚDE
12 de setembro de 2014

Com a finalidade de elevar a cobertura vacinal no município de Fortaleza, e reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis e proteger a população, a Prefeitura Municipal realiza no próximo sábado, 13, o Dia “D” de Imunização, disponibilizando nos postos de saúde as vacinas contra influenza, HPV e a tríplice viral contra sarampo, rubéola e caxumba. As unidades de saúde funcionarão durante boa parte do sábado, das 8h às 17h.

A vacina da gripe, por exemplo, está liberada desde agosto, para toda a população. Cerca de 400 mil pessoas já receberam essa vacina em Fortaleza, entre o grupo prioritário formado por crianças até cinco anos, idosos acima de 60 e gestantes. No caso de homens até 39 anos e mulheres na faixa etária até 49, poderão solicitar a vacina tríplice viral, caso não tenham sido vacinados.

Adolescentes de 11 e 13 anos que receberam a primeira dosa da vacina contra o HPV devem receber a segunda dose da vacina. A cobertura da primeira dose no Ceará obteve mais de 89% da população de 242.810 meninas de 11 a 13 anos, com aplicação de 218.199 doses. Para serem vacinadas é necessário que as adolescentes levem a caderneta de vacina e um documento de identidade. As jovens que estão nessa faixa etária e não foram vacinadas devem procurar a unidade de saúde para tomar a primeira dose.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará no Dia “D” de imunização serviços em todos os 92 postos de saúde da cidade.

Mais notícias