Encontro da Aprece trata da recuperação de créditos junto à Coelce

ILUMINAÇÃO PÚBLICA
25 de novembro de 2014

Dezenas de prefeitos e prefeitas cearenses compareceram, na manhã desta terça-feira (25), ao Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, para participar de encontro promovido pela Aprece. O evento teve como pauta principal, entre outros temas, a Recuperação de Créditos dos Municípios junto à Companhia Energética do Ceará (Coelce) e a Lei da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

O encontro contou com a presença do palestrante convidado pela Aprece, o advogado e especialista na área, Dr. Jessé Muricy, que já trabalhou na Eletrobras e tem larga experiência com energia elétrica, tendo atuado em estados como Alagoas e Piauí, conquistando êxito em todos os casos. Na oportunidade, o especialista falou sobre estudos detalhados das faturas que podem detectar recursos cobrados de forma indevida pelas distribuidoras de energia e sua posterior devolução através de mecanismos legais.

Na abertura do evento, o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, agradeceu a grande presença dos gestores municipais, que lotaram o auditório do evento, e enfatizou a importância do tema discutido, uma vez que, a partir de 1º de janeiro de 2015, os municípios receberão os ativos da iluminação pública, ficando responsáveis pelo custeio, manutenção e ampliação dos mesmos. De acordo com ele, a possibilidade de recuperação de créditos oriundos de possíveis cobranças indevidas por parte da Coelce é muito interessante nesse sentido, além da própria atualização da lei da CIP, de forma a garantir que os valores arrecadados não fiquem defasados, impossibilitando um trabalho eficiente na manutenção dos parques de iluminação pública.

A ação foi mais uma oportunidade da Aprece orientar os municípios sobre a questão da iluminação pública, o que tem feito de forma sistemática nos últimos três anos. Esse ano, a associação realizou, por exemplo, dez encontros regionais sobre o tema, levando informações valiosas para todos os municípios do Ceará.

Tirando dúvidas

Atendendo convite da Aprece, o Dr. Jessé Muricy permanecerá em Fortaleza até a próxima quinta-feira (27), recebendo, na sede da entidade, prefeitos e gestores interessados em obter mais informações, tanto sobre a recuperação de créditos quanto sobre a adequação da lei da CIP.  O advogado estará junto com a equipe de técnicos e consultores da Aprece, que, nas últimas semanas, vem realizando uma verdadeira força-tarefa para atender e orientar os representantes dos municípios sobre questões como essas.

Clique AQUI e veja as fotos do evento.

Mais notícias