EXPOECE comemora 60 anos e traz de volta a Feira dos Municípios

EXPOSIÇÃO
12 de agosto de 2014

Atendendo a solicitação de vários municípios, a organização da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará-Expoece, resolveu trazer de volta esse ano a Feira dos Municípios, outro evento tradicional que teve inicio dentro da Expoece na década de 60 e sempre foi um sucesso em termos de participação.  A Expoece será realizada de 21 a 28 de setembro próximos, no Parque de Exposições Governador César Cals , localizado na sede da  Secretaria de Desenvolvimento Agrário-SDA, comemorando este ano 60 anos de atividades initerruptas, promovendo a pecuária nordestina.

O evento é uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Agrário-SDA e é realizada pela Associação dos Criadores do Ceará(ACC),  conta com a  exposição de animais e produtos agropecuários e industriais com a participação dos estados do Ceará, Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo.

 Segundo o coordenador geral da Expoece,  engo. Agrônomo Paulo Helder de Alencar Braga, presidente da Associação dos Criadores do Ceará-ACC, foi reservado dentro do Parque de Exposições um pavilhão de 100 m2, para que os municípios possam trazer suas atrações , fazendo a festa do interior dentro da capital, congregando os conterrâneos que residem em Fortaleza  . Na programação será feito um desfile de bandeiras dos municípios, logo na abertura da Expoece e no sábado um dia antes do encerramento, será feita a escolha da Rainha do Município. Cada cidade pode trazer seu artesanato, cultura, projetos sociais e educacionais para apresentar, bem como números artísticos, pois haverá um espaço(Arena) para essas apresentações. A Feira dos Municípios conta com o apoio Institucional da APRECE, devendo cada cidade adquirir seu estande, tamanho padrão de 12 m2, já com um ponto de energia e três balcões de vidro. Uma sugestão é de que os municípios podem unir-se e adquirir os estandes em conjunto. Será lançada também uma revista especial contando a história da exposição nestes 60 anos, com depoimentos, programação da Feira,entrevistas.

A Expoece transforma-se, então, em um ponto de referência regional, atraindo criadores não só do Nordeste, mas de todo o Brasil, principalmente, em decorrência da participação dos nossos planteis nas exposições de outros estados.Esta é mais uma comprovação do papel e do estímulo proporcionado pela EXPOECE nomelhoramento genético animal do rebanho cearense.

Essa realidade viabilizou a auto sustentabilidade da EXPOECE, até os dias atuais, disse Paulo Helder Braga.Recentemente, eventos voltados para a agricultura familiar, deram uma nova função à EXPOECE além de, também, incrementar esse segmento importante do agronegócio cearense passa a cumprir um papel social de estímulo à pequena produção.

A Expoece concentra três eventos centrais: exposição de animais, julgamento de animais e concurso leiteiro e como eventos simultâneos promove : a 8ª Feira Estadual da Agricultura Familiar | Apresentações folclóricas/Feira dos Municípios/Parque de diversões | Casa de mel | Psicicultura (filetagem de peixes) | Pesque e Pague /Casa de Farinha/ Engenho | Fazendinha | Shows com Bandas de Forró Nacionais e Regionais.

Mais notícias