Forças de segurança dos 26 Estados e do Distrito Federal estarão interligados durante as Eleições

ELEIÇÕES
01 de outubro de 2014

Com o intuito de impedir e condenar práticas criminosas durante a votação que acontecerá no próximo domingo, dia 5, as forças de segurança dos 26 Estados e do Distrito Federal estarão interligados à Justiça Eleitoral. Durante as eleições, agentes de segurança trocarão informações, em tempo real no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília, e nas 27 unidades da Federação.

“Precisamos entender que as informações em tempo real possibilitam a agilidade. Se tivermos informação de um crime, poderemos agir muito mais rápido, porque teremos isso online. Os dados também servirão para as próximas eleições, de modo a repeti-los ou não no futuro” afirmou a secretária Nacional de Justiça, Regina Miki. Segundo ela, o acompanhamento em tempo real das eleições permitirá às forças de segurança agir com rapidez no combate a eventuais delitos.

A secretária explicou que todas as unidades constituíram comitês, formados por policiais civis e militares, além de representantes dos tribunais regionais eleitorais. Eles repassarão para Brasília todas as informações sobre o pleito. “Teremos condições de monitorar os crimes, eleitorais ou não, e também, caso haja necessidade, a guarda das urnas. Saberemos, por exemplo, se a urna abriu, se ela funcionou, se precisou ser substituída e se, em algum local, teve votação manual. Enfim, todo processo eleitoral será monitorado e passado, por meio de mapas e painéis, para visualização mais fácil do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos profissionais que acompanharão a eleição”, ressaltou.

Centro Integrado

Construído para a Copa do Mundo, o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional permite aos órgãos de segurança monitorar os acontecimentos em vários pontos do país. Além das imagens, transmitidas ao vivo em um painel gigante, os agentes também podem trocar informações por telefone e internet.

Com informações da CNM.

Mais notícias