Governo Federal pode pagar R$ 190 bilhões para Estados e Municípios para compensar desonerações

RECURSO
22 de outubro de 2014

Estados, Municípios e Distrito Federal podem ser compensados após as perdas que tiveram com as desonerações fiscais de 2008 a 2012. Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 7.513/2014 que determina o pagamento de R$ 190,1 bilhões aos entes afetados pela política anticíclica do governo federal. A cada anúncio de desoneração; a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), apoiada pela Aprece e por todo o movimento municipalista nacianal; aponta o quanto perdem os entes municipais, sempre lutando para que os mesmos não paguem essa conta.

A justificativa do PL mostra que, quando reduzidos o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de alguns setores, o volume total de transferências a estes entes fica prejudicado. O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é um exemplo. Os valores desonerados devem ser devolvidos entre 2015 a 2019, de acordo com os recursos perdidos de 2008 a 2012, respectivamente.

“Urge a devolução desses valores aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para honrar o pacto federativo previsto constitucionalmente”, diz o autor da proposta, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). O PL sugerido por ele passará pelas Comissões de Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) em caráter conclusivo – sem ir ao Plenário.

Fonte: CNM

Mais notícias