I Congresso Nordestino de Municípios acontece em Salvador

CONGRESSO
20 de outubro de 2014

Seca, desigualdades sociais, falta de obras estruturantes são apenas alguns dos problemas crônicos enfrentados pela região Nordeste, onde residem 30% da população brasileira distribuída em nove estados e 1.793 municípios. Fazer uma reflexão dessa realidade, promover a troca de experiências, articulações governamentais e a análise de assuntos emergenciais são objetivos do I Congresso Nordestino de Municípios que ocorre de 11 a 13 de novembro em Salvador, no Gran Hotel Stella Maris.

 A realização do Congresso é uma parceria da União dos Municípios da Bahia (UPB) com as demais entidades municipalistas do Nordeste, entre as quais a Aprece, bem como com os governos estaduais. “Vamos expor os desafios enfrentados pelas prefeituras num processo interativo de trocas de experiências e estudo de alternativas, porém o mais importante é estabelecer uma agenda conjunta entre municípios da região”, afirma a presidente da UPB, prefeita Maria Quitéria.

Como tema foi escolhido o mote “Oportunidades e Possibilidades para o Nordeste”, que propõe um projeto coletivo de desenvolvimento para esse território, capaz de mobilizar forças políticas e sociais para ações convergentes. Maria Quitéria revela que o foco estará na implementação de estratégias de enfrentamento para os desafios do presente e do futuro.

Simultaneamente ao evento, ocorrerá a Feira de Produtos, Serviços e Tecnologia, que trará inovações do mercado nacional e internacional para facilitar ações da administração pública. Os participantes poderão conferir ainda a exposição paralela de empresas que oferecem informações, ferramentas e equipamentos de ponta para a melhoria da qualidade dos serviços municipais, com redução no custo de produção.

As inscrições serão abertas para o público em geral e começam a ser feitas no dia 21 de outubro, encerrando no dia 8 de novembro.

Desafios

O evento deve reunir cerca de 4 mil participantes para debater entre outros assuntos o fato da densidade demográfica apontar o Nordeste como sendo uma das regiões mais populosas do Brasil, mas que corresponde a apenas 13% do Produto Interno Bruto (PIB) na economia nacional.

Fontes de renda como o turismo, a agropecuária e atração de investimentos terão espaço garantido nas abordagens do Congresso.

Principais assuntos a serem discutidos nas palestras e salas técnicas:

Desenvolvimento Regional e o papel dos Municípios

Comunicação Social para os municípios

Gestão Integrada e o papel das Associações e Consórcios Municipais

Judicialização da Saúde

Mecanismos de Fomento para a Região Nordeste

O Papel dos Municípios na Atração de Investimentos Estrangeiros

A Improbidade Administrativa na nova Ordem Mundial

Prevenção e gerenciamento de riscos na Gestão Municipal

 

Mais informações e detalhes sobre as inscrições: www.upb.org.br/ (71) 3115.5928/5926

Mais notícias