Ministério da Saúde lança edital para financiar pesquisas sobre desenvolvimento infantil

EDITAL
19 de novembro de 2014

O Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates e o CNPq lançou na última segunda-feira, 17, o edital nº 47/2014, em que prevê R$ 10 milhões para financiamento de pesquisas na área de saúde da criança. A iniciativa que faz parte do programa Grandes Desafios Brasil: Desenvolvimento saudável para todas as crianças tem como objetivo conhecer as principais razões que levam ao desenvolvimento infantil deficitário e propor soluções para enfrentar os problemas decorrentes dessa deficiência.

As inscrições podem ser feitas até dia 13 de janeiro de 2015. Podem participar Universidades e institutos de pesquisa de todo o país, com projetos que tenham abordagem inovadora e busquem determinar quais combinações de intervenções são mais eficazes para prevenir e tratar as consequências do nascimento, crescimento e desenvolvimento não saudáveis e quando essas intervenções são aplicadas com mais eficácia, além de como devem ser integradas de maneira prática.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, as pesquisas são importantes mecanismos para identificar possíveis soluções para auxiliar no tratamento e prevenção de déficits psicomotores. Segundo Gadelha, o Ministério da Saúde percebeu a necessidade de expandir as pesquisas para além do período perinatal [contemplado no edital anterior] e ampliou o escopo do edital, buscando fomentar  pesquisas que investiguem todo o desenvolvimento da criança até os primeiros mil dias de vida. “Essa alteração visa, sobretudo, a impulsionar pesquisas que estejam diretamente relacionadas às necessidades de inovação no SUS, bem como da saúde e do desenvolvimento da mulher e das crianças”, ressalta o secretário.

Com informações do Ministério da Saúde.

Mais notícias