Municípios assinam termo de adesão ao Consórcio de Governança Cooperativa do Semiárido

REUNIÃO
11 de abril de 2014

Dando continuidade ao processo de constituição do Consórcio de Governança Cooperativa para Políticas Públicas de Convivência e Desenvolvimento dos Municípios do Semiárido Cearense, será realizado, na próxima segunda-feira, 14 de abril, o momento de formalização da iniciativa, com a assinatura do convênio com os gestores dos 30 municípios participantes. A reunião acontecerá, a partir das 9h, na sede da Vice Governadoria do Ceará  – Av. Dr. José Martins Rodrigues, 150, bairro Edson Queiroz.  

A proposta do evento é, além de proporcionar a assinatura dos termos de adesão, ser uma reunião de instalação do Consórcio, através da promoção de debates específicos sobre as linhas de atuação da iniciativa e da troca de experiências e opiniões sobre as ações que devem ser priorizadas.  A idéia de criação do Consórcio partiu da necessidade de viabilizar a inserção do ser humano como centro de convergência e os recursos hídricos como fio condutor dos seus objetivos e finalidades.

A iniciativa tratará das especificidades sociais, econômicas e ambientais do semiárido cearense de forma holística, focada no planejamento, na articulação, ação, na cooperação técnica e científica. O Consórcio abrangerá municípios, situados nos Sertões de Crateús, dos Inhamuns e Sertão Central, além do município de Acopiara, no Centro Sul.

A ideia inovadora e pioneira trata da convivência e não apenas da sobrevivência da população do semiárido. O Consórcio irá trabalhar as questões e consequências climáticas de forma preventiva, com uma equipe técnica para realizar estudos e compor o perfil de cada município.

Já ocorreram duas reuniões e a ideia partiu de um primeiro encontro do vice-governador Domingos Filho com alguns prefeitos das regiões contemplatas, surgindo de discussões sobre possíveis iniciativas para convivência com o semiárido e as dificuldades de administrar esses municípios diante das recorrentes secas.

Mais notícias