Vacinação contra o sarampo tem prazo prorrogado

VACINAÇÃO
21 de julho de 2014

A Secretaria da Saúde do Estado prorrogou o prazo de encerramento da campanha de vacinação contra o sarampo. Crianças de seis meses a menos de cinco anos de 158 municípios do Ceará agora podem ser vacinadas até a próxima sexta-feira, 25. De acordo com a Coordenadoria de Promoção e Proteção da Sesa o objetivo é interromper a cadeia de transmissão do sarampo e evitar que a doença se propague no Estado.

O Ministério da Saúde estabeleceu uma meta de 95% de imunização da população.Para isso, devem ser vacinadas no Ceará, mais de 264 mil crianças de seis meses a menos de cinco anos dos 158 municípios participantes da nova campanha. Desde o início da campanha, em 27 de junho, as crianças, além de serem imunizadas contra o sarampo, ficam protegidas da rubéola e da caxumba. A vacina tríplice viral protege das três.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é altamente contagiosa e afeta principalmente crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo. A principal forma de prevenção é a vacinação, com a tríplice viral disponível nos postos de saúde durante todo o ano.

Mais notícias