Escola de Gestão

Você está em: Home - Núcleo Técnico - Escola de Gestão


APRESENTAÇÃO

 

A Associação dos Municípios do Estado do Ceará – APRECE, fundada em 07 de março de 1968, é uma entidade de âmbito estadual que congrega os municípios e os prefeitos do Estado do Ceará, sendo uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter representativo e que tem por finalidade congregar todos os municípios cearenses e seus respectivos prefeitos, representa-os no âmbito estadual e federal, judicial ou extrajudicial, se propondo a promover a organização e defesa dos interesses de seus associados.

Dentre os seus principais objetivos institucionais a APRECE busca fomentar e desenvolver Programas de Qualificação e Capacitação de Servidores e Gestores do Governo Local. Foi com o intuito de por em prática esse objetivo, é que a APRECE criou e se encontra em operação sua Escola de Gestão Pública Municipal.

A escola terá o objetivo de fomentar a capacitação do corpo técnico municipal, através da oferta de cursos de extensão na metodologia presencial, semi-presencial e à distância.

Para funcionamento de sua escola a APRECE vem firmando parceria com diversas instituições de fomento a educação técnica no Estado do Ceará e no Brasil. Hoje estamos trabalhando em regime de cooperação técnica com a Escola Brasileira de Gestão Pública Municipal – EGEP, com a Universidade Federal do Ceará – UFC por meio da UFC Virtual onde estamos desenvolvendo cursos a serem ofertados na metodologia à distância.

 

JUSTIFICATIVA

Um número crescente de atribuições e responsabilidades, além do crescimento da população local, vem induzindo um crescimento expressivo do porte das administrações locais, se observadas quanto ao total de servidores e mesmo relativamente à população. Segundo informações da pesquisa realizada pelo IBGE – Perfil dos Municípios – Gestão Pública 2002, pode ser observado que houve um crescimento de quase 20% entre 1999 e 2002 do total de servidores municipais em todo o País, passando de 3.383.566 para 4.058.116.

Fato é que, essa variação quantitativa expressiva, deve necessariamente vir acompanhada de um processo de capacitação e formação desses novos servidores, para que esses possam estar preparados para a nova realidade que vive a administração pública hoje, ou seja, além da preocupação de quantidade a busca pela qualidade na oferta da prestação de serviços públicos deve ser uma meta a ser perseguida pelas gestões locais. Os servidores veteranos, também devem ser capacitados e atualizados constantemente, já que diante das transformações estruturais e sociais que se procedem, todos precisam estar preparados para as novas demandas que surgem constantemente principalmente no campo social e precisam de reposta imediata por parte das gestões locais.

Diante do exposto, a Escola de Gestão Pública Municipal da APRECE, visa contribuir justamente para que esses obstáculos sejam superados e que se possa efetivamente ofertar capacitações de forma a se adaptar as novas realidades da administração pública vigente e principalmente dos servidores públicos municipais.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade técnica dos servidores municipais nas mais diversas áreas do conhecimento, por meio da oferta de cursos de extensão na metodologia presencial, semipresencial e à distância.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover a capacitação e o desenvolvimento profissional dos servidores públicos municipais;

Fortalecer o vínculo entre a APRECE e os municípios cearenses;

Disseminar o acesso aos programas de capacitação com ênfase em educação à distância;

Fortalecer as atividades de estudos e pesquisas;

Desenvolver competências essenciais para os servidores públicos municipais;

Identificar de forma pró-ativa e integrada, as necessidades de capacitação dos municípios cearenses;

Ampliar parcerias estratégicas entre a APRECE e instituições de ensino e pesquisa;

Promover a valorização e a motivação dos servidores municipais;

Organizar e administrar a biblioteca e o centro de informação e documentação.

 

PÚBLICO ALVO

Servidores públicos municipais de carreira;

Gestores Municipais;

Servidores da APRECE;

 

Responsável:

APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006