Festival Atlas das Juventudes acontece nesta semana

Você está em: Home - Notícias - Festival Atlas das Juventudes acontece nesta semana


Para marcar o lançamento do Atlas das Juventude, nesta semana, entre os dias 9 a 12 de junho acontecerá o Festival Atlas das Juventudes. O festival será on-line e gratuito, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do projeto. Neste ano, o festival tem por objetivo promover a potência plural dos territórios que as diversas juventudes brasileiras estão inseridas e difundir pautas emergentes e urgentes para a construção de um futuro para a maior geração de jovens da história do país. Desde os inícios dos anos 2000 o Brasil vivencia o seu boom demográfico, o que significa que nunca antes na história do país houve tantos jovens, o estimado é que essa faixa da população corresponda a 1/3.

O evento contará com atividades nas mais diversas linguagens, formatos e plataformas possibilitando a integração da comunidade científica, as organizações e as juventudes para a reflexão sobre as questões identificadas na pesquisa. Durante 4 dias, o Festival contará com apresentações musicais, pocket shows, slam, debates, oficinas, mesas e conferências.

Dentro da programação, será lançado também a pesquisa Juventude e a Pandemia do Coronavírus, coordenado pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), que em sua segunda etapa ouviu mais de 68 mil jovens de todo o Brasil de março a maio de 2021, e traz importantes descobertas sobre os impactos atuais da pandemia na vida das juventudes.

Atlas da Juventude

As redes de organizações Em Movimento e Pacto das Juventudes pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) coordenaram durante dois anos uma extensa pesquisa nacional que mapeou e descobriu quem são as juventudes brasileiras atuais. O resultado é o Atlas das Juventudes, uma plataforma com o conteúdo mais completo e diverso sobre a situação dos brasileiros de 15 a 29 anos.

O Atlas das Juventudes tem a missão de produzir, sistematizar e disseminar dados sobre as diversidades das juventudes, para que sejam feitos os investimentos adequados para ativar o potencial desta geração e das futuras e, consequentemente, permitir o seu pleno desenvolvimento, construindo caminhos para um futuro mais inclusivo e mais próspero. A proposta é que ele seja uma plataforma de trabalho para as pessoas e organizações que atuam na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, estratégias, programas, projetos e iniciativas para os jovens no Brasil.

Fonte: Agência CNM de Notícias


8 de junho de 2021


APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006