Gestão Municipal em Foco aborda importância do Portal Secaf para o fomento da Agricultura Familiar nos municípios

Você está em: Home - Notícias - Gestão Municipal em Foco aborda importância do Portal Secaf para o fomento da Agricultura Familiar nos municípios


A Aprece realizou, na tarde da última segunda-feira (26), mais uma edição da sua Quinta com Debate, Live ocasional veiculada no canal da entidade no YouTube para discutir de forma breve e clara sobre algum tema específico. Dessa vez, o tema abordado foi o Portal do Sistema Estadual de Cadastro de Agricultores Familiares, Empreendedores Individuais e Empreendimentos Representativos (Secaf) e sua importância para o fortalecimento da Agricultura Familiar e o incremento da economia nos municípios.

O palestrante convidado foi o gerente do Portal Secaf da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Walmir Severo. Em sua explanação, ele falou do grande desafio que é trabalhar a Agricultura Familiar “porteira à fora”, ou seja, fomentar apoio para a comercialização dos produtos e facilitar o contato justo com o mercado. De acordo com Severo, o Portal Secaf não é um mero instrumento de Tecnologia da Informação (TI) para cadastrar e registrar dados, mas é uma importante ferramenta de política pública para a comercialização, um mecanismo capaz de ajudar o pequeno agricultor a chegar no mercado de forma eficiente e competitiva.

Em sua apresentação (confira AQUI), o palestrante ressaltou que o Portal funciona como uma vitrine, onde são apresentados os produtores de produtos, aos interessados em adquirir a produção disponível para venda. Ele detalhou quem pode utilizar o serviço, as formas de acesso ao cadastro, e explicou todos os pormenores da ferramenta.

Segundo Severo, a missão do Secaf é apoiar os agricultores e suas organizações na tarefa de organizar a produção, preparar para a comercialização, quer seja individual ou coletiva, fortalecer o cooperativismo, aproximar comprador e vendedor e entre outras funções orientar para a promoção de políticas públicas para a comercialização. Conforme explicou, o portal assemelha-se a uma loja virtual, dando conhecimento e apresentando os seus produtos ao mercado, reunindo produtor e comprador, para a realização de negócios

Mais informações no Manual do Agricultor.

Veja ou reveja, na íntegra, o Gestão Municipal em Foco sobre o Portal Secaf:

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)


27 de julho de 2021


APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006