Seminário da Aprece trata de gestão e desenvolvimento do Turismo no cenário da pandemia

Você está em: Home - Notícias - Seminário da Aprece trata de gestão e desenvolvimento do Turismo no cenário da pandemia


Na manhã desta quarta-feira (9), a Aprece realizou o Seminário: Gestão e Desenvolvimento do Turismo em Tempos de Pandemia, fomentando o diálogo entre a Secretaria de Turismo do Estado e os secretários da área nos municípios cearenses. O objetivo do encontro virtual, que contou com a participação do Secretário de Turismo do Estado do Ceará, Arialdo Pinho, foi facilitar o alinhamento de ações que possam ser trabalhadas pelas regiões turísticas e por aquelas com potencial turístico a ser explorado. Essa foi mais uma realização conjunta da Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM/Aprece) e da Rede Técnica de Turismo da entidade.

Durante sua apresentação, Arialdo Pinho, traço inicialmente um panorama dos grandes impactos negativos que a pandemia causou no turismo em todo o mundo, em especial no Brasil e no Ceará. De acordo com ele, resiliência é a palavra-chave na retomada das atividades da área, após a grande crise causada pela Covid-19, gerada pelo fechamento das fronteiras, das linhas áreas, da rede hoteleira e pela própria restrição de mobilidade da população entre destinos mais próximos. O turismo doméstico, aliás; com a circulação de visitantes dentro do país, do estado e entre as cidades mais próximas; é considerado pelo secretário Arialdo o caminho mais certo para alavancar a área no período inicial pós-pandemia.

O secretário afirmou acreditar que, a exemplo de situações extremas vivenciadas no passado, como a Crise de 1929 e a Segunda Guerra Mundial, há uma tendência de “explosão turística” quando a pandemia acabar. “Para isso, o setor precisa de perseverança e preparação”, sentenciou, defendendo o foco no turismo sustentável com o investimento em saneamento básico e demais ações de limpeza e conservação dos destinos como premissas fundamentais para os novos tempos que virão. Adaptar-se às mudanças climáticas e seguir as transformações da ordem econômica mundial também foram dois caminhos importantes apontados pelo secretário aos gestores municipais das várias regiões do Estado que se fizeram presentes no Seminário.

O seminário foi um momento de aproximação das secretarias locais de Turismo com a Setur. Na oportunidade, diversos participantes aproveitaram para apresentar demandas e tirar dúvidas sobre a atuação da pasta. Foi solicitado um apoio técnico regionalizado mais forte, de modo a desenvolver tecnicamente as equipes, os profissionais do turismo e planejar melhor a divulgação das potencialidades de cada região do Ceará. Diante disso, Arialdo Pinho se comprometeu a articular com o Sebrae e a Secult a realização de eventos regionais para desenvolver a identidade e a potencialidade turística dos municípios nessa retomada do turismo pós-pandemia.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)


9 de junho de 2021


APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006