Seminário discute vantagens competitivas do Ceará para implantação do Hub de Hidrogênio Verde

Você está em: Home - Notícias - Seminário discute vantagens competitivas do Ceará para implantação do Hub de Hidrogênio Verde


No dia 14 de outubro, das 9h às 12h, o Jornal Valor Econômico, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, realizará o “Seminário Internacional Hidrogênio Verde no Ceará: as vantagens competitivas do Ceará para a implantação do Hub de Hidrogênio Verde.” O evento acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, com número limitado de convidados. Será do tipo híbrido, com transmissão pelo Facebook, YouTube e LinkedIn do Valor Econômico.

Na ocasião, serão apresentados os potenciais do Ceará e o trabalho realizado no Estado, que já o leva a ser considerado “A Casa do Hidrogênio Verde”. A programação contará com participação de painelistas, nacionais e internacionais, de empresas e instituições que atuam na área climática e produção de energia limpa.

O Seminário obedecerá a todos os protocolos vigentes de enfrentamento à Covid-19 no Ceará, com número restrito de participantes.

Compromisso com as ODS

O evento demonstra que o estado do Ceará está comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Está ciente de que, a fim de atingir o objetivo estabelecido no Acordo de Paris, as fontes renováveis de energia precisarão substituir combustíveis fósseis em todos os setores que demandam energia.

Nesse contexto, em linha com o potencial desse combustível limpo, o Ceará se propõe a atuar como um futuro hub de produção de Hidrogênio Verde. O estado fecha protocolos para produzir até 40 GW de energia, possui acordos assinados com os principais players mundiais para a instalação de empreendimentos que já chegam a 20 GW, e a planta-piloto da primeira usina de Hidrogênio Verde do Brasil já está prevista para operar em 2022.

O Ceará apresenta vantagens competitivas, como recursos naturais a partir do sol, do mar e do vento para a geração de energia limpa. Além disso, está estrategicamente posicionado em proximidade com o Hemisfério Norte, onde o mercado de consumo do novo combustível não poluente é especialmente promissor – o Porto de Roterdã, o maior da Europa, já se prepara para operar com hidrogênio verde num futuro próximo. E oferece ainda condições operacionais no Complexo do Pecém, parceiro do porto holandês desde 2018, além de incentivos da Zona de Processamento de Exportação, a única em atividade no Brasil.

Seminário Internacional de Hidrogênio Verde

Data: 14 de outubro de 2021

Horário: 9h às 12h

Local: Centro de Eventos do Ceará

Inscrições: https://mitte.tech/sig5/sis/inscricao/index.asp?eveId=2

Vagas Limitadas

 

Com informações do Valor Econômico


13 de outubro de 2021


APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006