Apresentação

A primeira edição do Congresso dos Municípios Cearenses – I CoMCe, de iniciativa da Associação dos Municípios do Estado do Ceará – APRECE,  fomentará a reflexão e discussão sobre os rumos da gestão pública municipal.

O I CoMCe é uma oportunidade ímpar para o compartilhamento de experiências, a disseminação de boas práticas, e principalmente incentivo ao debate sobre desenvolvimento municipal, inovação tecnológica, soluções em saúde, educação, governança e gestão fiscal, dentre outros temas relevantes. 

O objetivo é promover o aprimoramento e a qualificação de gestores municipais e agentes públicos, de modo a desenvolver a excelência dos serviços prestados à população e garantir a autonomia e a sustentabilidade dos municípios cearenses.

O evento integrará, em um mesmo ambiente, a Feira de Soluções para a Saúde/Edição Ceará, da Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz; a III Feira do Conhecimento, promovida pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece e Instituto Centec.

É uma ação integrada que possibilitará o fortalecimento da gestão a partir do acesso ao conhecimento e às soluções inovadoras nas diversas áreas, visto que as referidas feiras atingiram, nas edições anteriores, um público de 3500 e 15000 pessoas, respectivamente.

CONHECIMENTO

O I CoMCe traz, em seu escopo, uma parceria com a Feira do Conhecimento da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará possibilitando aos gestores e agentes públicos municipais, de todas as áreas, o contato direto com a ciência, tecnologia, inovação e negócios, para a formação do conhecimento e aprimoramento da gestão. Acesse aqui o site da III Feira do Conhecimento.

SOLUÇÕES

O Congresso amplia seu alcance através da parceria com a Feira de Soluções para a Saúde da Fundação Osvaldo Cruz, que, nesta edição, traz o tema saúde digital para territórios saudáveis e sustentáveis, com o intuito de oferecer espaços para a discussão, propostas e soluções relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao conceito de One-Health (que articula as saúdes humana e animal e também o meio ambiente). Acesse aqui o site da Feira de Soluções para a Saúde.

GESTÃO

O I CoMCe defende que a boa gestão se faz com conhecimento que gera soluções. Nesse sentido propõe a troca de saberes, o compartilhamento de experiências, o contato com inovações tecnológicas e o amplo debate sobre os principais problemas que impedem a alavancagem dos municípios cearenses em todas as áreas, sobre tudo nas áreas fiscal, saúde e educação. Espera-se que o Congresso seja um marco para o fortalecimento da gestão municipal em todo o estado do Ceará.

A APRECE

A Associação dos Municípios do Estado do Ceará – APRECE, sediada a Rua Maria Tomásia, 230, Aldeota, Fortaleza-CE, foi fundada em 7 de março de 1968. É uma entidade reconhecida por sua atuação em defesa das causas municipalistas, que congrega 147 municípios em seu quadro de associados. Sua missão é dar apoio na promoção do desenvolvimento sustentável e da autonomia dos municípios cearenses, oferecendo-lhes serviço de qualidade e representando-os institucionalmente.

O I CoMCe é uma inovação no calendário de eventos da instituição, sendo uma iniciativa voltada para garantir condições de implantação da gestão eficiente e dinâmica por parte  dos gestores, visando o cumprimento da missão abraçada pela APRECE.

PÚBLICO-ALVO

  • Prefeitos/as e vice-prefeitos/as;
  • Secretários, Assessores, Técnicos e Servidores Públicos Municipais;
  • Parlamentares de todas as instâncias federativas;
  • Empresas;
  • Imprensa;
  • Bancos oficiais e privados;
  • Organizações da Sociedade Civil;
  • Órgãos de controle interno e externo;
  • Sociedade em geral