Atual Diretoria e Conselho

Você está em: Home - Aprece - Atual Diretoria e Conselho


 PRESIDENTE

FRANCISCO DE CASTRO MENEZES JUNIOR

Francisco de Castro Menezes Júnior (Júnior Castro) nasceu em 11 de setembro de 1979, em Fortaleza, no Estado do Ceará. Filho de Francisco de Castro Menezes e da professora Luizete Albano de Freitas Menezes (in memorian).

Casado com Aline Freitas Diógenes Menezes e pai de dois filhos: Larissa Diógenes de Freitas Menezes e Luiz Alexandre Diógenes de Freitas Menezes.

Júnior Castro formou-se em Direito na Universidade de Fortaleza (Unifor). É Pós Graduado em Direito Penal pela mesma Instituição.

Com o objetivo de ampliar seus conhecimentos, iniciou sua vida profissional como estagiário no Escritório do renomado advogado Dr. José Lindival de Freitas (in memorian).

Iniciou sua vida pública como servidor público municipal concursado, ocupando o cargo no setor Tributário, da Prefeitura Municipal do Eusébio.

Atuou como Assessor Jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos, nas Secretarias da Educação e da Cultura do Estado do Ceará. Nessa mesma função, atuou nas Secretarias ou Departamento de Educação e/ou Cultura dos Municípios do Ceará (APEOC), onde foi responsável por grandes conquistas para os professores cearenses.

Em 2012, iniciou sua carreira política elegendo-se a vice-prefeito do Município de Chorozinho, na legislatura de 2013 a 2016, tendo como propósito proporcionar uma vida melhor a todos do município, onde cresceu e criou laços de amor.

Eleito prefeito do Município de Chorozinho em 2016, e reeleito em 2020 com a maior votação da história da cidade (74,58%), Dr. Júnior tem sua trajetória política baseada no diálogo, na transparência das suas ações e na disposição em contribuir na construção de uma sociedade menos desigual, trabalhando incansavelmente para transformar para melhor a vida de todos os chorozinhenses.

Na gestão administrativa, sua principal missão é cuidar das pessoas, implantando importantes projetos e ações, que garantiram melhorias na Saúde, na Educação, na Infraestrutura, no Social, na Cultura, no Esporte e na Agricultura.

Com o seu trabalho, proporcionou qualidade de vida aos munícipes com a reforma, ampliação e construção de diversos equipamentos públicos, como escolas, creches, quadras poliesportivas, praças, areninhas, brinquedopraça, postos de saúde, hospital municipal, academia da saúde, Casa do Cidadão, Casa da Cultura e Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Além disso, pavimentou e asfaltou diversas ruas e avenidas do município, contribuindo com um acesso digno e seguro à população. Investiu na construção de poços profundos e em novos veículos para melhorar a frota da Saúde.

Na pandemia da Covid-19, atua diretamente no apoio, disponibilidade de material, pessoal e estratégias voltadas para o controle, combate e prevenção ao vírus no município.

Na Educação, Chorozinho foi destaque entre os municípios que compõem a Crede 9, conquistando 11 escolas “Nota 10”, sendo três escolas premiadas entre as 150 melhores instituições do Estado do Ceará. O município conquistou ainda, um lugar de destaque no cenário cultural, com o Mapa da Cultura, editais de incentivo as artes, resgate de eventos tradicionais e a valorização de artistas locais.

Dr. Júnior mantém uma relação de respeito e valorização com os servidores públicos, garantindo os salários rigorosamente em dia do funcionalismo municipal.

Em seu governo, Chorozinho conquistou pela primeira vez o tão sonhado Selo UNICEF (Edição 2017-2020), sendo reconhecido internacionalmente pelos avanços na implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes. O município conquistou ainda, a certificação Ouro na execução e na qualidade do Programa Criança Feliz.

Com uma atuação bastante destacada na cidade, foi vice-presidente do Consórcio Público de Saúde da Região de Cascavel. Em 2021, assumiu a presidência do referido consórcio.

Entre 2019 e 2020, foi Tesoureiro Geral da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). Em janeiro de 2021, aceitou o convite dos seus colegas prefeitos para assumir a presidência da Aprece com a missão de seguir fortalecendo a entidade e manter a união, a parceria e o diálogo entre Municípios, Estado e Governo Federal.

Júnior Castro vem imprimindo sua marca com um propósito de valorizar mais o SER do que o TER, pois sempre soube: Ser amigo, ser leal, ser honesto, companheiro, transparente e responsável. Um gestor próximo, atuante e presente, sempre preocupado com o bem-estar do próximo.

APRECE/BIÊNIO 2021-2022

Diretoria Executiva

Presidente – Francisco de Castro Menezes Junior – Chorozinho

Vice-Presidente – José Helder Máximo De Carvalho – Várzea Alegre

Secretário- Geral – Joacy Alves dos Santos Junior – Jaguaribara

1° Secretário – Maria do Rozário Araújo Pedrosa Ximenes – Canindé

Tesoureiro Geral – Carlos Áquila Cunha de Queiroz – Moraújo

1° Tesoureiro – Marcondes De Holanda Jucá – Choró

Presidente de Honra – José Sarto Nogueira Moreira – Fortaleza

Conselho Fiscal

Membro do Conselho Fiscal – Titular       David Campos Martins – Palmácia

Membro do Conselho Fiscal – Titular       Francisco Dariomar Rodrigues Soares – Altaneira

Membro do Conselho Fiscal – Titular       Francisco Clemnetino de Almeida – Granjeiro

Membro do Conselho Fiscal – Suplente – José Otacílio de Morais Neto – Bela Cruz

Membro do Conselho Fiscal – Suplente – Aline Aguiar Albuquerque – Massapê

Membro do Conselho Fiscal – Suplente – Jan Kennedy Paiva Aquino – Uruoca

Conselho Deliberativo

Membro do Conselho Deliberativo Reg. 01 – Maria Gislaine Santana Sampaio Landim – Brejo Santo

Membro do Conselho Deliberativo Reg. 02 – João Batista Diniz – Cedro

Membro do Conselho Deliberativo Reg. 03 – Paulo César Feitosa Arrais – Itaitinga

Membro do Conselho Deliberativo Reg. 04 – Naselmo de Sousa Ferreira – Fortim

Membro do Conselho Deliberativo Reg. 05 – Elizeu Charles Monteiro – Itarema

Membro do Conselho Deliberativo Reg. 06 – Francisco Cordeiro Moreira – General Sampaio

Membro do Conselho Deliberativo Reg. 07 – Roberlandia Ferreira Castelo Branco – Guaramiranga

Membro do Conselho Deliberativo Reg. 08 – Saul Lima Maciel – São Benedito

Membro do Conselho Deliberativo Reg. 09 – Bismarck Barros Bezerra – Piquet Carneiro

Membro do Conselho Deliberativo Reg. 10 – Maria Sônia de Oliveira Costa – Madalena

Membro do Conselho Deliberativo Reg. 11 – Francisco Souto de Vasconcelos Júnior – Ipueiras

Membro do Conselho Deliberativo Reg. 12 – Rômulo Mateus Noronha – Parambu

Membro do Conselho Deliberativo Reg. 13 – Helton Luis Aguiar Júnior – Frecheirinha

Membro do Conselho Deliberativo Reg. 14 – Francisco Glairton Rabelo Cunha – Jaguaretama

 

APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006