Meio Ambiente

Em 2009, a APRECE criou o Núcleo Técnico Ambiental (NUTEC – Ambiental), com a finalidade de contribuir para a formulação de uma política de desenvolvimento para os municípios do estado do Ceará que assegurasse, ao mesmo tempo, a preservação do meio ambiente e um desenvolvimento sócio econômico sustentável.

O NUTEC – Ambiental é um setor de integração da APRECE com os municípios, com caráter de assessoramento e que tem a finalidade de promover o desenvolvimento da área ambiental, criando condições com informações técnicas para o planejamento de um desenvolvimento sustentável municipal através da promoção de programas, projetos e ações desenvolvidas pelos municípios.

Desde o início da sua implantação, o NUTEC – Ambiental vem procurando ocupar o espaço setorial que lhe foi reservado, através de um conjunto de ações destinadas a promover o crescimento dos municípios em relação com o meio ambiente e da busca de caminhos metodológicos capazes de estimular a capacidade e o potencial dos trabalhos ambientais que os municípios desenvolvem em cada região. Ao mesmo tempo, vem contribuindo para abrir novos canais de comunicação, através de parcerias com os órgãos ambientais e com outros segmentos da sociedade, promovendo, apoiando e participando de encontros, eventos, comissões e iniciativas voltadas para a superação da dicotomia entre desenvolvimento e preservação do meio ambiente, sob uma visão integrada da dimensão social, econômica e ambiental.

O compromisso assumido desde a sua criação é com a ética ambiental, e assim atua para a transformação da cultura antropocêntrica, acreditando na possibilidade de criar novos cenários a partir da comunhão do ser humano, com o ambiente e com o econômico.

O trabalho desenvolvido na área de meio ambiente tem por finalidade prestar assessoramento técnico aos municípios filiados com vistas ao desenvolvimento de ações que valorizem o potencial dos trabalhos que os municípios realizam, que fortaleçam a comunicação e as parcerias com os órgãos ambientais e com outros segmentos da sociedade e do poder público, que promovam a participação em encontros, eventos, comissões de modo a fomentar iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Participação em:

Conselhos

– Estadual de Meio Ambiente – COEMA / SEMA;

– Estadual de Segurança Alimentar (CONSEA);

– Estadual das Cidades – CONCIDADES.

 

Comissões

– Técnica Estadual – Projeto Orla – SEMA;

– Técnica Tripartite Estadual do Meio Ambiente – SEMA.

 

Comitês

– Gestor do Programa Selo Município Verde – PSMV;

– Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais – PREVINA – SEMA.

 

Fóruns

– Cearense de Mudanças Climáticas e de Biodiversidade – SEMA.

 

Grupos

– De Trabalho da Comissão Técnica Tripartite Estadual do Meio Ambiente- SEMA

– Estadual de Gestão do Programa Água Doce no Estado do Ceará – PAD

– Comitê Gestor do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar – PEAAF

 

Trabalhos Realizados

– Participação como Delegada e Facilitadora na 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional: Comida de Verdade no Campo e na Cidade – Fortaleza/CE – agosto/2015;
– Participação no grupo gestor do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar – PEAAF;
– Acompanhamento e monitoramento dos processos municipais no âmbito do Programa Água para Todos e do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB;

 

Responsável:

Titular: DANIEL AGUIAR CAMURÇA

CARGO: ANALISTA EM DESENVOLVIMENTO RURAL, MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS

RAMAL: 4021

E-MAIL: DANIEL@APRECE.ORG.BR

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Mestre em Zootecnia, também, pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atuou como Assessor Estadual de Bovinocultura da EMATERCE / Instituto Agropolos do Ceará, Assessor Estadual de Bovinocultura na Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará – SDA / Instituto Agropolos do Ceará. Gerente de Avaliação de Risco na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI. Técnico da Secretaria das Cidades / Instituto Agropolos do Ceará, na Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano (CODUR) atuando na elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da região Metropolitana do Cariri e da região Metropolitana de Fortaleza, além de ser o responsável pelo Bilhete Único Metropolitano (BUM) do estado do Ceará. Atualmente é Assessor de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos na Associação dos Municípios do Estado do Ceará – APRECE.