ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO MACIÇO DE BATURITÉ – AMAB
Os municípios situados na região do Maciço de Baturité começaram a se articular informalmente na década de 1980. Os municípios tinham como desafio o crescimento da região de uma forma que garantisse condições sociais e econômicas favoráveis à sua população. Surge, assim, a Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (AMAB), que tem sua fundação oficial em 1997.
A AMAB agrega os 13 municípios do Maciço de Baturité – e mais dois do seu entorno, alcançando 15 municípios e tendo sua ação voltada para uma população de mais de 230 mil habitantes. Os municípios que integram a AMAB são:
- Acarape
- Aracoiaba
- Aratuba
- Barreira
- Baturité
- Capistrano
- Guaramiranga
- Itapiúna
- Mulungu
- Ocara
- Pacoti
- Palmácia
- Redenção
- Caridade
- Guaiúba
Uma grande conquista ao longo da história da AMAB foi o desenvolvimento de um Plano Regional, o primeiro no Ceará: o PDR do Maciço de Baturité. Realizado nos anos de 2001/2002, ainda é referência para quem busca subsídios sobre a Região, constituindo-se num modelo de instrumento de gestão regional. O planejamento de um estado como o Ceará que apresenta forte desequilíbrio social não pode prescindir da abordagem regional que facilite a descentralização das políticas e ações governamentais viabilizando a integração das políticas, dos projetos e das unidades administrativas regionais.
MISSÃO
Promover o desenvolvimento humano, social e econômico sustentável, visando a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da região do Maciço de Baturité.
OBJETIVOS
De acordo com seus estatutos, são objetivos da AMAB, dentre outros:
- Promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios;
- Atuar na solução de problemas que impedem o bem-estar de seus habitantes;
- Agir em defesa dos poderes executivos dos municípios do Maciço de Baturité, mantendo sempre o zelo pela moralidade da administração pública;
- Estabelecer ações para a recuperação e preservação da ecologia da região;
- Identificar fontes de recursos e participar da negociação conjunta de projetos com vistas a carrear aportes financeiros para a região.
PROJETOS DE ACOMPANHAMENTO PERMANENTE
A AMAB acompanha, mobiliza e apoia os municípios em suas participações em três projetos de caráter permanente:
PROJETO AGRINHO – Parceria com a FAEC/SENAR. Prioriza crianças e jovens do meio rural. A cada ano temos novos municípios premiados entre os nossos associados.
SELO VERDE – Identifica os municípios que atendem critérios de gestão, mobilização e desempenho ambiental. Também temos municípios premiados neste programa.
PROJETO SELO UNICEF – Estabelece metas em favor da criança e do adolescente. Vários municípios associados à AMAB já receberam este prêmio de reconhecimento internacional, alguns deles em todas as edições.
Endereço:
Rua Maria Tomásia, 230
CEP: 60.150-170
Bairro Aldeota
Fortaleza/CE
Endereço eletrônico
amabce@gmai.com
Redes Sociais:
Telefones:
(85) 996123662 (Inês)
(85) 998702494 (Selma)