Histórico e Conquistas

Você está em: Home - Aprece - Histórico e Conquistas


Sob o comando de Antonio Fradique Accioly, a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará – APRECE foi fundada em 7 de março de 1968. A primeira sede da associação ficava na rua Pedro Borges, número 75, sala 905, bairro Centro, Fortaleza/ Ceará. Contava com apenas três funcionários. Entre eles, um jornalista, Círilo Cordeiro, um assessor de gabinete, Genésio, e um secretário, Afonso Sobrinho.

Anos mais tarde, no Diário Oficial do Estado de Ceará, datado de 4 de fevereiro de 1975, constava a oficialização da Aprece como uma “sociedade civil de âmbito estadual, com sede e fórum em Fortaleza, de duração ilimitada, operando em regime de íntima cooperação com os municípios, instituições e afins, além de quaisquer entidades nacionais e internacionais que tenham os mesmos propósitos”.

Nas duas últimas décadas, importantes figuras da política cearense passaram pelo comando da entidade, tais como Gerardo Melo, Francine Guedes, Aldo Monteiro, Francisco Xavier da Silva, entre tantos outros que vieram contribuir significativamente para a consolidação da Aprece no cenário político cearense e no âmbito nacional.

Com o transcorrer dos anos, algumas alterações ocorreram. Por deliberação da Assembléia Geral Extraordinária da Aprece do dia 3 de junho de 1996, por exemplo, foi aprovada a reforma dos estatutos da Aprece, que passou a ser denominada Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará – Amece. A entidade foi comandada, inicialmente, por Pedro Neudo.

Um ano mais tarde, acontecia a cisão na entidade por incompatibilidade de pensamentos. Fruto dessa dissidência, nasceu a Associação Cearense de Prefeituras – Acepre. À frente da nova da nova entidade, estava o então prefeito do município de Pereiro, José Irineu de Carvalho. A ruptura, no entanto, só durou pouco mais de um ano. No dia 15 outubro de 1998, houve a fusão da Amece com a Acepre. Dessa forma, a entidade voltou a adotar seu nome original: Aprece.

Na ocasião, o exercício do cargo de presidente recaiu em José Irineu de Carvalho, que soube aparar as arestas, fomentando a integração dos associados e diluindo os conflitos existentes. Eleito para o biênio 2000-2001, Irineu se afastou do cargo ao final de 2000, tendo concluído o seu mandato o então prefeito de Iguatu, Hildernando Bezerra. Na linha de sucessão de Hildernando, elegeu-se presidente da Aprece o então prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (2001-2002), hoje, presidente do PSDB no Ceará.

Para a administração do biênio 2003-2004, foi eleito, por unanimidade, Júlio César Lima Batista, prefeito de Aratuba e vice-presidente do Partido Verde no Ceará. Ele efetivou uma renovação estrutural e física na entidade. Além da mudança da sede e da alteração do logotipo da Aprece, promoveu uma série de ações engajadas e empreendedoras.

Para exercício do biênio 2005/ 2007, foi eleito Antonio Carlos Torres Fradique Accioly. Em tal gestão, já foram realizadas oficinas regionais – o que serviu para o fortalecimento dos governos locais – seminários, encontros estaduais e inúmeras mobilizações municipais.

Quando Fradique Accioly assumiu o cargo, setenta e oito municípios eram filiados à associação. Com um trabalho de pouco mais de um ano, a Aprece já conta com 158 prefeituras associadas.

Um claro exemplo do desenvolvimento e objetividade dos trabalhos da Aprece é a criação da Aprecenet. O portal concede, a agentes políticos e à sociedade como um todo, eficazes ferramentas de consulta na busca por informações relacionadas aos 184 municípios que compõem o Estado do Ceará, além de se informar, em tempo real, sobre o que de mais importante acontece no mundo da política nos âmbitos estadual e federal.

Com efeito, novas técnicas de comunicação e operacionalidade vêm sendo implementadas, com o intuito de tornar a Aprece uma referência nacional em assuntos municipalistas. Em uma história de lutas e conquistas, a atual gestão pretende manter a tradição histórica da entidade, acenando ainda com ações que gerem dinamismo e empreendedorismo como marcas registradas da Aprece.

APRECE - Rua Maria Tomásia, 230 - Aldeota - Fortaleza/CE - Fone: (85) 4006-4000 / Fax: (85) 4006-4006