Iniciada segunda fase da campanha de vacinação contra HPV

VACINAÇÃO
14 de abril de 2014

Começou na última sexta-feira, 11, a segunda etapa da campanha de vacinação contra HPV. O foco agora será nos postos de saúde de todo o país. A imunização acontece em três doses da vacina, sendo que a segunda dose deve ser aplicada após seis meses (no período de 1 a 12 de setembro) e a terceira e última dose com cinco anos a após a primeira. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos. A vacina continuará disponível nas 36 mil salas espalhadas pelo país da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização.

Metas

No primeiro mês de vacinação contra HPV, período em que o foco da mobilização foi nas escolas públicas e privadas de todo o país, mais de 3,4 milhões de meninas já foram imunizadas contra o vírus. O número representa 83% da meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 4,1 milhões de adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos, até o final do ano. 

No Ceará esta meta foi superada de acordo com “Vacinômetro” do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (pni.datasus.gov.br). A imunização com a vacina papilovírus humano quadrivalente alcançou na última sexta-feira, 11, 82,24% da população-alvo de 242.810 adolescentes, com 201.132 doses aplicadas.

Cobertura

A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. A eficácia da vacina é de 98,8% contra a doença. O câncer de colo de útero, segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil, está associado à infecção pelo HPV.

Mais notícias