Cultura

A Área da Cultura da Cotec/Aprece, tem a finalidade de prestar assessoria junto aos municípios, buscando fomentar e agilizar as instruções normativas e técnicas específicas para a área, visando contribuir com os Gestores Municipais cearenses, fazendo a articulação dos programas e projetos vinculados a Secretaria de Cultura, ampliando sua eficiência e eficácia, resultando numa melhoria da qualidade de vida para o exercício da cidadania.

Desde o início da sua implantação, vem procurando ocupar o espaço setorial que lhe foi reservado, através de um conjunto de ações que possa garantir a participação democrática da sociedade civil nos processos decisórios, com a finalidade de promover o acesso, o fomento e a preservação dos bens culturais, considerando o interesse público e o respeito à diversidade cultural, buscando o direito de todos os brasileiros à cultura e concretizar o potencial da cultura para o desenvolvimento do país.
Representamos os municípios cearenses em Conselhos, Comissões, Câmaras Técnicas, Fóruns e grupos de trabalhos promovendo, apoiando e participando de encontros, eventos e iniciativas voltadas para o fortalecimento das políticas públicas culturais.

PARCERIAS:

Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult;

Secretaria do Turismo – Setur;

Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Ceará – DiCultura.

PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS, COMISSÃO, COMITÊS E FÓRUNS:

Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio do Estado do Ceará – Coepa;

Conselho Estadual de Políticas Culturais – CEPC.

TRABALHOS REALIZADOS:

Participação efetiva no Coepa e CEPC, avaliando e enfatizando a preservação dos bens móveis e imóveis, da cultura como prioridade na Política pública para todo o território cearense. Exemplo mais recente do trabalho colaborativo entre Aprece e as entidades parceiras é a execução da Lei Aldir Blanc nos anos de 2020, 2021 e 2022.