A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) está com inscrições abertas para o Prêmio Pontos de Cultura do Ceará. A premiação tem o objetivo de reconhecer e fomentar 50 entidades culturais da sociedade civil que foram chanceladas como “Ponto de Cultura” no âmbito da política do Programa Cultura Viva. O Governo do Estado investirá o total de R$1,3 milhão na premiação que fortalecerá o campo artístico-cultural mobilizado pelos pontos de cultura, atendendo as diretrizes, objetivos e à meta 07 do Plano Estadual da Cultura e fortalecendo a rede estadual de pontos de cultura. As inscrições para o Prêmio seguem abertas até o dia 11 de janeiro de 2018. O edital está disponível AQUI e as inscrições são feitas pelo site de Editais da Secult, AQUI.
Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Estado, ressalta a importância da iniciativa: “Essa premiação é um reconhecimento do atuante trabalho dos pontos de cultura. A sociedade civil também faz política pública. Essa premiação é um ação de fortalecimento, de apoio à rede cultura viva no Ceará”, afirma. O prêmio surgiu com uma ação de retomada e de fortalecimento da Programa Cultura Viva no estado numa construção compartilhada com representantes da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura e gestores da Secult.
O prêmio
Cada entidade selecionada no Prêmio Pontos de Cultura do Ceará receberá o prêmio financeiro no valor de R$ 26 mil. Serão premiados 50 Pontos de Cultura pelas boas práticas realizadas junto as suas comunidades.
Quem pode participar
Estão aptas a participar do Prêmio Pontos de Cultura do Ceará as Pessoas Jurídicas de Direito Privado Sem Fins Lucrativos, sediadas no Estado do Ceará, reconhecidas no âmbito do Programa Cultura Viva, por meio de convênios e/ou instrumentos congêneres celebrados com o Estado do Ceará e o Ministério da Cultura e que estejam em funcionamento regular com comprovação de atuação contínua há pelo menos um ano, contado da data da publicação do edital. As entidades inseridas na rede estadual de Pontos de cultura constam no Anexo I do edital.
Inscrições
As inscrições serão gratuitas e exclusivamente online, podendo ser realizadas até o dia 11 de janeiro de 2018. Para realizar a inscrição, os candidatos que constam na lista do Anexo I do Edital deverão se cadastrar no Mapa Cultural do Ceará (www.mapa.cultura.ce.gov.br) como Agentes Coletivos (Pessoa Jurídica). O cadastro no mapa cultural, bem como a ficha de inscrição on line, deverão estar devidamente preenchidos e s documentos obrigatórios solicitados devem estar inseridos na plataforma de inscrição até a o último dia de inscrição.
Pontos de Cultura e o Programa Cultura Viva
No âmbito do Programa Nacional Cultura Viva, já foram reconhecidos mais de 3 mil Pontos de Cultura em todo o país, presentes em todos os estados brasileiros e em cerca de mil municípios, que reúnem em suas ações cerca de 8 milhões de pessoas, atendendo iniciativas dos mais diversos segmentos da cultura. Entre os principais beneficiários e protagonistas do Cultura Viva estão a juventude e os grupos tradicionais, alcançando a produção cultural que vem das periferias e do interior do Brasil, passando pela cultura digital, cultura de base comunitária, Quilombolas, de Matriz Africana, a produção cultural urbana, a cultura popular, as tradições dos povos indígenas etc. Os Pontos de Cultura se tornaram uma referência de política cultural dentro e fora do Brasil, tendo sido adotados em vários países da América Lati na, como Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Costa Rica. No Ceará , a Rede Estadual Cultura Viva do Ceará é composta por 240 pontos.
Mais informações: Coordenadoria de Artes e Diversidade (Codac) pelo e-mail:premiopontosdecultura@secult.ce.gov.br ou pelos telefones: (85) 3101.6770.
Fonte: Secult