Mutirão de documentação da trabalhadora rural beneficia cinco municípios cearenses

DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
25 de setembro de 2013

Os mutirões de documentação da trabalhadora rural, realizados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), está presente em cinco municípios do Ceará, desde o último sábado (21) e segue até terça-feira (01) da próxima semana.
 
O Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR) é uma ação fundamental para a inclusão social das trabalhadoras rurais, seja na reforma agrária ou na agricultura familiar. Por meio dos mutirões, o PNDTR atende milhares de agricultoras rurais com a emissão gratuita de documentos civis, trabalhistas, além de garantir acesso aos direitos previdenciários. No Ceará, serão cinco municípios beneficiados (ver relação abaixo), tendo o primeiro começado no dia 21 e o último previsto para o dia 30.
 
De todas as regiões do País atendidas pelos mutirões, a do Nordeste é que apresenta maior demanda por documentos das trabalhadoras rurais. Desde que os atendimentos começaram a ser realizados, em 2004, já foram emitidos mais de um milhão de documentos somente para as trabalhadoras rurais nordestinas.
 
Municípios do Ceará com mutirões previstos para o período de 21/9 a 01/10:  
Nova Russas – 21 a 23/9
Ipu – 24 e 25/9
Ipueiras – 26/9
Hidrolândia – 27 e 28/9
Forquilha – 30/9 e 01/10