A prorrogação do decreto estadual de isolamento social por mais 15 dias foi anunciada, na manhã desta terça-feira (5), pelo governador Camilo. O chefe do executivo, juntamente com o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, novas medidas para intimidar o contágio do novo coronavírus no Ceará.
Desta vez, o decreto, que vale para todos os municípios cearenses, vem com regras de distanciamento social mais duras, incluindo o uso obrigatório de máscaras a partir desta quarta-feira, 6, e restrição de pessoas e veículos automotivos em espaços públicos, mais especificamente para pessoas em situação de risco.
O presidente da Aprece, Nilson Diniz, ressalta a importância do cumprimento irrestrito do decreto estadual por parte de todos os municípios cearenses. “É fundamental que os gestores acatem todas as novas medidas, de modo que possamos garantir o maior controle possível da disseminação da Covid-19 em todo o Ceará”, afirmou, lembrando que os municípios devem seguir o decreto estadual, não podendo restringir as disposições nele contidas, mas apenas acrescentar novas, nos termos do art. 30, inciso II, da Constituição Federal.
“Passamos esses dias em reunião com a equipe técnica da área da saúde avaliando esse momento da pandemia. Foram apresentados relatórios, inclusive mostrando queda no índice de isolamento e aumento de casos. Foi recomendado por todos os especialistas de tomar medidas mais rígidas nesse momento”, afirmou o governador.
Capital
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, informou, durante o anúncio, que a capital terá um decreto específico com regras mais duras, principalmente quanto à circulação de pessoas e veículos pelos espaços públicos. O decreto de Fortaleza valerá a partir da próxima sexta-feira (8), para que haja a preparação para seu cumprimento.
As novas medidas de combate à propagação do coronavírus em Fortaleza:
– Restrição de circulação de pessoas e veículos em vias públicas, inclusive mais específicas para pacientes de grupo de risco.
– Proibição do funcionamento de qualquer atividade formal ou informal que não seja essencial, que agregue pessoas, junte pessoas e acabe criando ambiente de contaminação. Será fortalecida a fiscalização nas comunidades.
– Supermercados, farmácias, essas atividades continuarão a funcionar normalmente. Serão aplicadas novas medidas de cuidado, prevenção, dentro do funcionamento dessa atividades essenciais.
– Corpo de Bombeiros, Autarquia Municipal de Trânsito e Policia Militar farão maior controle na entrada e saída de Fortaleza.
– Obrigação do uso de máscaras, inclusive no ônibus e ao circular nas vias públicas.
Histórico
Esta foi a terceira vez que o Governo do Estado adiou o fim da norma para diminuir a transmissão do novo coronavírus. A primeira proibição de funcionamento das empresas de produtos e serviços não essenciais passou a valer à 0h de 20 de março. O anúncio de prorrogação dessa proibição veio em 28 de março (por mais uma semana) e, logo no início de abril, ocorreu um novo prolongamento, desta vez por mais 15 dias, valendo até 20 de abril, sendo em 19 de abril novamente estendido até 5 de maio.
Confira AQUI os decretos para Fortaleza e para o Ceará