Primeira videoconferência regional é realizada entre prefeitos da Macrorregião de Fortaleza e governador

INSTITUCIONAL
26 de maio de 2020

Conforme combinado e articulado com a Aprece, o governador Camilo Santana realizou, na tarde desta terça-feira (26), a primeira videoconferência regional com prefeitos cearenses para discutir as ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, levando em consideração as demandas e necessidades de cada região. O primeiro encontro virtual aconteceu com os gestores da Macrorregião de Fortaleza, composta por 44 municípios, contando com a participação de cerca de 40 gestores municipais; além do presidente da Aprece, Nilson Diniz; do titular da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Dr. Cabeto; do presidente do Conasems, Wilames Bezerra; e da presidente do Cosems/CE, Sayonara Cidade.

Os cerca de 40 prefeitos presentes ouviram do governador mais um reforço sobre a importância da Atenção Básica no combate ao novo coronavírus, tanto por meio da adoção do protocolo de tratamento na fase inicial da doença, quanto da identificação dos novos casos pela busca ativa dos grupos de risco com visita de agentes comunitários. Camilo Santana ressaltou que a incidência da Covid-19 tem apresentado uma tendência à estabilização em Fortaleza, mas mostra crescimento considerável no interior. “Por isso, é fundamental trabalhar fortemente na atenção primária, de modo a diminuir a necessidade de internação e o colapso do sistema de saúde”, afirmou Camilo, lembrando os investimentos feitos pelo Estado. “Temos ampliado a nossa rede de saúde e enviado equipamentos de proteção, testes e insumos para enfrentamento ao coronavírus”, disse, frisando que esse momento de diálogo, debate e aproximação é essencial para a superação desse atual desafio.

O presidente da Aprece, Nilson Diniz, ressaltou que a entidade vem participando ativamente do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, acompanhando, assim, todo o trabalho realizado na área. “Quando o Governo percebeu o aumento da incidência em Fortaleza, decidiu pelo isolamento social mais rígido, o que vem gerando resultados. Chegou o momento de cada prefeito refletir e procurar o que pode ser feito para reforçar a Atenção Básica e controlar a proliferação da Covid-19”, conclamou Diniz, lembrando que o papel da entidade tem sido também de ponte entre as gestões municipais e todos os poderes, órgãos e instâncias que possam colaborar com os municípios cearenses no enfrentamento da grave crise gerada pela pandemia

Durante a reunião, a Secretária Executiva da Vigilância e Regulação a da Sesa, Magda Almeida, apresentou os números e a situação do novo coronavírus na região. Em seguida, dezenas de prefeitos presentes puderam apresentar suas principais demandas e solicitações. Entre elas, a necessidade de mais estrutura de atendimento especializado, a dificuldade na aquisição dos medicamentos da atenção primária, a demora na regulação, entre outras.

Para o secretário estadual de Saúde, Dr. Cabeto, esse tipo de reunião aproxima todos os envolvidos no difícil processo de enfrentamento da pandemia, permitindo que cada município tenha conhecimento da situação do outro e que o Governo do Estado tenha uma ideia mais precisa da situação como um todo. Ele também reforçou a importância da atenção primária. “A Covid-19 tem uma característica muito marcante de determinante: quando ela não é diagnosticada rapidamente os índices de mortalidade são enormes”, frisou.

Ele informou que a Sesa irá elaborar e disponibilizar para todos os municípios Projeto estratégias para tratar da população de altíssimo risco. Também defendeu que a flexibilização do isolamento social seja feita de forma regionalizada, com sugestões específicas do Governo do Estado para cada município.

Próximo encontro

Os prefeitos dos 55 municípios que compõem a Macrorregião Norte serão os próximos a participar de videoconferência similar com o governador Camilo Santana. O encontro acontecerá nesta quarta-feira (27), às 14h, e, mais uma vez, a mobilização será feita pela Aprece.

Presidente da Aprece, Nilson Diniz, acompanha todas as videoconferências para garantir suporte aos municípios

 

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)