Atendendo demanda apresentada no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), do qual a Aprece faz parte, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP-CE) e o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) assinaram, na tarde da última terça-feira (20), Acordo de Cooperação Técnica para a realização de um Curso de Especialização em Meio Ambiente. O acordo vai qualificar técnicos municipais e policiais da área ambiental.
A Aprece participou da assinatura do acordo, representada por seu diretor de Relações Institucionais, Expedito José do Nascimento; e por seu Analista em Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Daniel Camurça, de acordo com quem o projeto será de extrema importância para os municípios cearenses. “Será um fomento importante para a capacitação local. É uma inovação, que elevará a qualificação técnica profissional de quem atua na área ambiental em nossos municípios, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e a preservação”, afirmou.
No ato da assinatura do Acordo, o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, ressaltou a importância do projeto inovador que vai capacitar 400 servidores para exequibilidade dos instrumentos da política ambiental no estado. “A expectativa é desenvolver competências técnicas e tecnológicas adequadas, aprimorar os conhecimentos técnicos dos profissionais para atuar na conservação dos recursos naturais, na elaboração de estratégias proativas de intervenção, voltadas para minimizar os possíveis impactos ambientais”, disse. O edital para seleção dos alunos será lançado no início de 2023.
Com carga horária total de 400 horas, o curso terá 8 disciplinas ministradas em 10 campus do IFCE, por uma equipe composta por professores do IFCE e servidores da SEMA/Semace: Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; Políticas Públicas de Proteção Animal; Geoprocessamento Aplicado ao Licenciamento Ambiental; Gestão e Fiscalização Ambiental na Zona Costeira; Monitoramento Ambiental; Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor); Sistema Estadual do Meio Ambiente ( Siema); Sistema Estadual de Unidades de Conservação. O orçamento consolidado do projeto é de R$ 1.975.964,00.
Com informações da Sema