Na manhã desta quarta-feira (25), a Aprece recebeu a visita de dois pesquisadores do Ministério da Saúde vinculados à UNIFESP: Diógenes Farias, doutor em Saúde Coletiva, e Geórgia Esmeraldo, mestre em Saúde da Família. O objetivo foi firmar parceria com a associação para apoio à realização da pesquisa de “Cartografia da Atenção Especializada”. O objetivo da iniciativa é a construção de um diagnóstico situacional da Atenção Especializada no estado com o intuito de subsidiar a formulação e implantação da Política Nacional de Atenção Especializada (PNAES).
A ideia é que a Aprece participe de um grupo gestor, juntamente com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), superintendência do Ministério da Saúde, e Secretaria da Saude do Estado (Sesa). O papel desse grupo gestor seria colaborar com o debate que subsidiará a pesquisa, no que diz respeito à rede de atenção especializada.
A entidade municipalista dever participar do grupo, trazendo para o debate a perspectiva dos gestores municipais, pontuando as falas, queixas e sugestões dos representantes municipais. A Aprece foi representada na reunião por sua analista em Saúde, Ana Kézia de Queiroz; e o consultor em saúde, Nilson Diniz.
Por Coordenadoria de Comunicação/Aprece