Seminário discute promoção da equidade no SUS

SUS
25 de maio de 2014

Foi realizado, na ultima sexta-feira (23), o Seminário Promoção da Equidade no SUS – projeto da Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Universidade Aberta do Nordeste. Cinco mil agentes de saúde, representantes de comunidades e gestores e interessados pela temática se reuniram no Centro de Eventos do Ceará para discutir estratégias que promovam a equidade – tratamento diferente para entes diferentes – dentro do sistema público de saúde. A Aprece é parceira da iniciativa e foi representada no evento por seu presidente, Expedito José do Nascimento.

O seminário integra a programação do Curso Promoção da Equidade no Sistema Único de Saúde (SUS) – ministrado à distância e que tem 12 fascículos semanais encartados no jornal O POVO. Para Odorico Monteiro, representante do Ministério da Saúde (MS) do Programa Mais Médicos no Ceará, o evento e o curso são uma estratégia de fortalecimento para o trabalho dos agentes. Conforme o gestor, os agentes formam uma “ponte indispensável” entre as comunidades e a atenção primária.

E foram os agentes de saúde os responsáveis por lotar o Centro de Eventos na tarde de ontem. Eles estavam, claro, empolgados com a chance de discutir como pessoas diferentes têm necessidades diferentes e, portanto, necessitam de soluções e estratégias traçadas conforme o contexto. Mas também foram eles que se embalaram com as apresentações culturais (maracatu, cultura de rua, apresentações circenses) e espalharam toda a energia positiva, que emerge da mistura entre as diferenças.

O evento – que teve participação de agentes de Fortaleza e do Interior – foi realizado em parceria com o MS, Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), além de secretarias estaduais e municipais da Saúde, Aprece, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e Central Única das Favelas.

Veja aqui a galeria de fotos.