Comprometida em munir de informações e orientações os agentes públicos envolvidos de alguma forma no processo eleitoral de 2024, a Aprece realizou, nesta semana, uma Quinta com Debate especial. O objetivo da Live, transmitida no Canal Aprece Ceará no YouTube, foi discutir sobre permissões e vedações que impactam na comunicação institucional municipal e o marketing político, fornecendo elementos essenciais para compreensão das estratégias e técnicas específicas da área para esse período.
O momento contou com a participação de profissionais renomados da área: o Secretário de Eleições no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Caio Guimarães, e o Publicitário Especialista em Marketing Político, André Nogueira.
O debate foi iniciado com a participação do representante do TRE, que orientou sobre como a comunicação institucional das prefeituras devem se submeter à legislação eleitoral, alertando sobre suas principais permissões e vedações nesse período. Caio Guimarães detalhou os cuidados que devem ser observados por órgãos e instituições públicas e pelos agentes públicos, candidatos ou não, em situações afetam dinâmica municipal, tanto em termos de restrições quanto de oportunidades para garantir uma comunicação transparente, ética e principalmente a paridade entre os concorrentes que pleiteiam um cargo eletivo.
Em seguida, André Nogueira fez uma apresentação sobre as estratégias, o planejamento e as principais ações de comunicação e marketing no período eleitoral, focando tanto nas campanhas em si, quanto no período de pré-campanha. O especialista, com vasta experiência, deu exemplos práticos e dicas valiosas na área.
Sobre a Quinta com Debate
É uma iniciativa da Aprece, desenvolvida por meio de sua Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM), executada através de encontros transmitidos pelo canal do YouTube da entidade (Aprece Ceará), todas as quintas-feiras, abordando temas de grande relevância para os municípios.
A ação nasceu com o objetivo de disponibilizar o acesso à capacitação e ao conhecimento a todos os gestores e agentes públicos, bem como à sociedade, efetivando-se como uma política de educação continuada da entidade.
O trabalho conta com uma rede composta pela equipe técnica da entidade e por grandes instituições e parceiros de renome, que já apoiam a Aprece nas ações de capacitação desenvolvidas, e que contribuem com a entidade para a qualificação dos servidores municipais, fomentando a melhoria no atendimento às demandas da população e uma atuação mais qualificada na execução das políticas públicas locais.
Assista ou reveja a Quinta com Debate sobre Comunicação e Marketing Político em Ano Eleitoral:
Por Coordenadoria de Comunicação/APRECE