Representada pela coordenadora de sua Escola de Gestão Pública Municipal, Helderiza Queiroz, a Aprece participou, na última sexta-feira (31), no Palácio da Abolição, da primeira reunião de alinhamento do projeto Caravana Ceará Um Só. A iniciativa visa capacitar prefeitos, secretários municipais e vereadores das 14 macrorregiões do Estado, abordando temas essenciais para a gestão pública. Entre os assuntos discutidos, está a reforma tributária, cuja implementação está prevista para 2026.
O projeto é uma realização do Governo do Ceará, conduzido pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag/CE) em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) e a Fundação de Apoio à Cultura, à Pesquisa e ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (Fundação Cetrede), vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC). A Aprece atua como apoiadora estratégica.
O titular da Seplag, Alexandre Cialdini, destacou o caráter inovador da Caravana Ceará Um Só, que integra o programa de governança interfederativa do Estado. Segundo ele, os encontros contemplarão temas como modernização da gestão fiscal, reformas tributária e previdenciária, transferência de recursos e atualização do cadastro imobiliário. “Sob a orientação do governador Elmano de Freitas, vamos compartilhar conhecimentos e as melhores práticas com os nossos municípios, fortalecendo a cooperação interfederativa e apoiando a sustentabilidade fiscal e financeira das gestões locais”, afirmou.
Para o diretor da EGPCE, Saulo Braga, a parceria representa um marco para a Escola. “Vamos trabalhar temas como gestão orçamentária e fiscal, captação de recursos e o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), além de apresentar programas sociais diretamente ligados aos municípios. Nosso objetivo é qualificar o corpo técnico das administrações municipais, com formação presencial e trilhas de aprendizado em EAD (Ensino a Distância)”, explicou.
O diretor de Projetos e Relações Institucionais da Fundação Cetrede, Paulo Pequeno, ressaltou a importância do suporte técnico aos municípios. “O Cetrede vê essa iniciativa com muito entusiasmo. Sabemos que os municípios precisam desse acompanhamento. O desafio era chegar até eles com informação e instrumentalização, e essa parceria com a Seplag e EGPCE tornou isso possível. A caravana terá uma estrutura itinerante e informacional, levando seminários, palestras e oficinas para as cidades e divulgando as ferramentas já disponibilizadas pelo Governo do Estado.”
A primeira edição da Caravana está prevista para março, e o cronograma de visitas está em fase de definição. A programação detalhada, incluindo cidades e temas abordados, será divulgada em breve.
Com informações da Seplag/CE