Por meio de seu analista de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Aguiar, a Aprece, participou, no início dessa semana, do Encontro de Gestores de Meio Ambiente, realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). O encontro foi uma realização da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças do Clima (Sema). O objetivo foi apresentar as políticas estaduais voltadas ao meio ambiente e fortalecer o diálogo entre gestores municipais e o Governo do Estado. Além de facilitar o acesso das gestões municipais aos programas e projetos executados pela Sema.
O evento começou com a fala das autoridades, onde a Secretária da Sema, Vilma Freire falou da importância da construção coletiva das políticas ambientais, através da construção de uma agenda junto com os municípios, diálogos e o alinhamento das discussões. O objetivo do evento foi apresentar as políticas estaduais de meio ambiente, fortalecer o diálogo entre os gestores municipais e o Governo do Estado, além de facilitar o acesso dos municípios aos programas e projetos executados pela Sema.
Na parte da manhã, foram apresentadas as ações das coordenadorias da Sema relacionadas diretamente com o meio Ambiente, como a Coordenadoria de Biodiversidade, Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável, Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa dos Animais e a Coordenação de Educação Ambiental e Articulação Social.
No período da tarde, o encontro continuou com atendimentos individualizados voltados aos esclarecimentos de dúvidas dos secretários e técnicos municipais de meio ambiente, através dos técnicos da Sema. Também houve um espaço reservado aos Superintendentes dos Consórcios Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos do Ceará, onde foram discutidas ações referentes ao fim dos lixões, bem como, do decreto do Índice de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), principal fonte de recursos dos Consórcios.
Além do analista da Aprece, Daniel Aguiar, participaram do encontro Vilma Freire, Secretária Estadual da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima; João Gabriel Laprovítera Rocha, Superintendente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace); Elano Damasceno, Presidente da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace); além de representantes do IcmBio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e de 119 municípios cearenses, através dos seus secretários e técnicos de Meio Ambiente.